INOVA
Como os dados geram resultados para as empresas... e para o planeta

Como os dados geram resultados para as empresas... e para o planeta

O tema do Dia da Terra 2023 foi "investir no nosso planeta", sublinhando que, no mundo empresarial atual, a opção mais sustentável pode também ser mais rentável. As mesmas decisões tecnológicas que permitem a uma organização atingir os seus objetivos ambientais, sociais e de governação (ESG) podem também acrescentar valor comercial

Nestes tempos de incerteza económica, pode ser tentador para os líderes das empresas colocarem as iniciativas ESG em segundo plano, e o ano passado evidenciou o quão real é este problema. As iniciativas ESG passaram de ser a prioridade número um das organizações, para passarem a fazer parte do terceiro lugar, de acordo com um estudo da Google Cloud, em que muitos executivos falam de uma maior pressão para gerar receitas. Mas quase todos os inquiridos estão conscientes da importância de dados de qualidade em relação a esta questão, com 87% a afirmarem que esperam melhorar a medição das iniciativas ESG na sua organização.

Noutros tempos, era fácil cair na armadilha de imaginar que os objetivos ESG estavam completamente separados da estratégia de dados de uma empresa, sendo um tratado pelos responsáveis pela sustentabilidade e o outro pelas TI - mas, na verdade, os dois estão intrinsecamente ligados. Ter uma estratégia de dados consistente pode produzir resultados tanto para as empresas como para o planeta.

Uma das principais conclusões do recente estudo Data for Humanity da Lenovo destaca o facto de os executivos acreditarem que os dados desempenharão um papel crucial para ajudar as empresas a lidar com crises globais como as alterações climáticas. Mais de dois terços (70%) das organizações já estão a utilizar dados para atingir objetivos financeiros e de ESG. Os resultados mostram também que, nas organizações mais bem-sucedidas, a equipa de TI trabalha em colaboração próxima com as equipas comerciais para atingir os objetivos financeiros e de ESG. Uma estratégia de dados consolidada e um afastamento do pensamento em silos são as bases de uma estratégia ESG adequada ao século XXI.

Identificar onde estão os problemas

Enfrentar os problemas de uma TI sustentável pode ser assustador. A tecnologia empresarial é responsável por cerca de 350 a 400 megatoneladas (milhões de toneladas) de gases equivalentes ao dióxido de carbono todos os anos, de acordo com uma análise efetuada pela McKinsey. Isto representa cerca de um por cento do total das emissões de gases com efeito de estufa a nível mundial. Para contextualizar, é cerca de metade das emissões causadas pelo setor da aviação mundial.

Os líderes empresariais devem utilizar os dados que têm ao seu alcance para ter uma perspetiva geral da origem das suas emissões e do que pode ser feito para as solucionar. Por vezes, estas respostas podem parecer contraditórias. A investigação da McKinsey mostra que os dispositivos dos utilizadores finais, como computadores portáteis, smartphones e impressoras, são responsáveis por mais emissões do que os centros de dados locais, gerando entre 1,5 e duas vezes mais emissões.

O envolvimento com os dados oferece aos CIOs a informação de que necessitam para tomar grandes decisões, tanto no centro de dados como no escritório: por exemplo, os dados podem permitir que os CIOs atualizem os servidores para versões que consomem menos energia, ou que eliminem os dispositivos dos utilizadores finais que não são necessários. Para os líderes das empresas, as decisões de sustentabilidade baseadas em dados não precisam de ser difíceis. Métodos simples, como a compra de equipamento informático em embalagens mais inteligentes, que reduzem a quantidade de papel e plástico utilizados para enviar produtos, podem ajudar.

Colher os resultados

Na corrida para o carbono zero, as empresas, os consumidores e os governos têm de trabalhar em conjunto: o futuro de todos depende disso. As empresas têm vários papéis importantes a desempenhar, desde garantir que os consumidores são informados sobre as alterações climáticas e o que é necessário fazer para as combater, até trabalhar em colaboração próxima com outras empresas e governos, partilhando dados sempre que necessário para atingir objetivos importantes nas próximas décadas. Esta não é uma batalha que possa ser travada isoladamente. As empresas têm o dever de influenciar tanto os consumidores como os outros intervenientes na sua cadeia de valor, utilizando os seus dados para ajudar neste processo: a partir destas ações aparentemente pequenas, a mudança global pode crescer.

O envolvimento proativo com os dados é fundamental para isso. O relatório Data for Humanity salienta o facto de os líderes empresariais, que se envolvem com os dados, colherem recompensas significativas, embora atualmente sejam muito poucos os que o fazem. As empresas que se envolveram de forma robusta com os dados, categorizadas como "Líderes de Dados" e que representam 15% das empresas inquiridas, têm muito mais probabilidades de ter feito progressos em relação aos seus objetivos ESG. A maioria dos "Líderes de Dados" (89%) fez progressos significativos em relação aos objetivos ESG, em comparação com apenas um quarto (23%) entre os "Seguidores de Dados". Quatro em cada cinco "líderes de dados" (78%) também aumentaram as receitas.

O relatório conclui que a sensibilização para as questões ambientais e sociais é elevada. Os líderes empresariais reconhecem o potencial dos dados como um facilitador para lidar com essas questões ESG, acreditando que serão muito importantes para lidar com questões como o aquecimento global (60%) e a desigualdade de rendimentos (55%). No entanto, apenas um terço dos executivos (33%) tem um plano para combater o aquecimento global nos próximos três anos - e ainda menos (18%) estão a planear lidar com a desigualdade de rendimentos.

A partilha de dados com colaboradores e parceiros é também largamente reconhecida como importante para atingir os objetivos ESG. Quase metade (43%) dos líderes empresariais afirmam que estão a partilhar dados com parceiros e organizações externas para ajudar a apoiar iniciativas ambientais. Isto é vital, uma vez que a redução das emissões de carbono não é algo que possa ser feito sozinho. Na economia global atual, nenhuma grande empresa trabalha de forma isolada. Muitas empresas já estão a trabalhar em conjunto para tomar medidas a favor do clima. A campanha "Race to Zero Breakthroughs; Retail Campaign", apoiada pelas Nações Unidas, viu gigantes mundiais do retalho, como a IKEA e o Grupo H&M, trabalharem numa iniciativa industrial com parceiros de associações comerciais para acelerar o que a campanha descreve como uma "transição de toda a economia" para formas de trabalho mais limpas.

Uma estratégia de dados consolidada é fundamental para identificar e resolver os problemas relacionados com a sustentabilidade e para os trabalhar com fornecedores e parceiros. Estas conversas podem ser difíceis, mas os dados permitem que os líderes empresariais compreendam as implicações ambientais e financeiras de cada decisão.

Objetivos a longo prazo

O domínio dos dados pode oferecer as informações de que os líderes das empresas necessitam para enquadrar as suas ambições climáticas a longo prazo - incluindo os seus objetivos de emissões para as próximas décadas. A iniciativa Science Based Targets (SBTi) oferece às organizações uma referência para medir os seus progressos futuros em matéria de clima. O padrão SBTi Net-Zero é o primeiro a ser apoiado pela ciência e já é usado por 2.000 organizações em todo o mundo. Empresas tão diversas como a Capgemini SE, a H&M e a Schneider Electric, bem como a Lenovo, fazem parte do primeiro grupo de organizações que se comprometeram com, pelo menos, alguns dos objetivos da SBTI, partilhando publicamente a forma como estão a tomar medidas como parte de um plano ambicioso para acelerar a economia global para emissões de zero carbono.

A sustentabilidade e o futuro

À medida que as empresas se tornam mais avançadas na utilização de dados, é mais provável que os utilizem para fins altruístas. Isto mostra porque é que as organizações precisam de ultrapassar o pensamento em silos, quando se trata de ESG e de garantir que as TI têm um lugar à mesa nos debates sobre questões ambientais e sociais.

O confronto com os dados na ponta dos dedos é o primeiro passo no caminho para atingir os objetivos de sustentabilidade - permitindo aos líderes das empresas definir objetivos claros, medir resultados e iniciar a sua viagem ESG com confiança. Os dados são fundamentais para tomar as decisões corretas - tanto para a empresa como para o planeta.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.