INOVA
Empresas acreditam que Quality Engineering pode ajudar sustentabilidade ambiental das TI

Empresas acreditam que Quality Engineering pode ajudar sustentabilidade ambiental das TI

O World Quality Report de 2022-23 da Capgemini revela também as perspetivas para tecnologias como o blockchain, o metaverso e aplicações Web 3.0 que podem trazer, no entanto, riscos acrescidos

O World Quality Report, da Capgemini, da Sogeti e da Micro Focus é responsável por analisar tendências e desenvolvimentos na área de Quality Engineering & Testing (QE&T), com destaque para as TI sustentáveis e para a Value Stream Management como novo foco para as equipas de qualidade.

A 14.ª edição deste estudo anual revelou as elevadas perspetivas para tecnologias como o blockchain, o metaverso e aplicações Web 3.0, num total de 1.750 CIO e outros profissionais seniores da área das TI entrevistados em 10 setores de atividade.

72% das empresas inquiridas acredita que a QE&T poderá contribuir para promover a sustentabilidade ambiental das tecnologias de informação. Com o recurso a engenharia verde e a estratégias cada vez mais sustentáveis ao nível as TI, 47% dos inquiridos acredita que as marcas podem melhorar a sua pontuação aos níveis do ranking e 46% defende que trará um maior benefício ao nível de lealdade dos clientes.

As organizações estão a recorrer cada vez mais à QE&T para garantir a correta implementação de novas tecnologias, assim como responder aos desafios gerados pelo próprio negócio. No entanto, a larga maioria dos inquiridos (96%) relembra que, caso não haja uma estratégia de qualidade alocada a estas tecnologias, as mesmas podem trazer riscos acrescidos.

Quality assurance = Quality engineering?

A quality assurance está a passar rapidamente do testing para práticas de quality engineering. 88% dos inquiridos defende que há um risco médio a elevado de perder mercado para os concorrentes caso não exista uma estratégia de Quality Engineering & Testing. Para 90% isto representa o risco do aumento dos custos de implementação de novas tecnologias.

Para 89%, a forte capacidade de validação dos dados pode ajudar na hora de tomar decisões e de obter resultados. Contudo, apenas 20% possui estratégias de carregamento de dados de testing implementadas nas empresas, sendo este um desafio para muitas organizações. Quase metade considera que as bases de dados complexas são já, por si só, um desafio a uma estratégia eficiente de validação de dados.

A metodologia Agile

De acordo com o estudo, a metodologia Agile e a transformação digital são responsáveis por facilitar o reforço de investimentos em IT. Integrar a QE&T no desenvolvimento do produto é fundamental para acompanhar a transformação rápida de DevOps. 

Desta forma, o inquérito conclui também que as empresas estão a reportar melhorias na adoção do desenvolvimento Agile, embora seja ainda um desafio para várias organizações devido à complexidade das práticas distribuição dos workflows nos sistemas de Enterprise Resource Planning, bem como às práticas empresariais end-to-end.

“Os desafios das cadeias de abastecimento, as ameaças à cibersegurança e a crescente escassez de competências, complexificaram ainda mais o ambiente para as empresas. Por outro lado, o investimento em controlo de qualidade e em quality engineering são a base para que as empresas se possam manter flexíveis, recetivas e com capacidade de adaptação”, afirmou Mark Buenen, Global Leader, Quality Engineering and Testing do Grupo Capgemini.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.