INOVA
IBM promove Inteligência Artificial geoespacial para endereçar desafios climáticos

IBM promove Inteligência Artificial geoespacial para endereçar desafios climáticos

A IBM está a colaborar com entidades em todo o mundo para expandir a aplicação de tecnologias de IA geoespacial da IBM em áreas como a cartografia das “ilhas de calor urbanas”, a reflorestação e a resiliência climática na aviação

A IBM acaba de anunciar novas iniciativas que aplicam as suas tecnologias de IA geoespacial, incluindo o modelo fundacional geoespacial da IBM desenvolvido em colaboração com a NASA, à área climática, que inclui a análise às “ilhas de calor urbanas” nos Emirados Árabes Unidos (EAU); assim como a resiliência climática no Reino Unido (RU).

A IBM continua a avançar na sua estratégia de modelos de IA, em parte através da criação, formação, fine-tunning e disponibilização pública de modelos fundacionais – modelos que podem ser utilizados para diferentes tarefas e aplicam informação de uma situação para outra – concebidos para domínios que vão além da linguagem natural, incluindo aplicações geoespaciais.

Estes modelos, treinados com informação geoespacial como imagens de satélite, apresentam uma oportunidade única para endereçar as alterações climáticas, porque, ao contrário dos modelos tradicionais de IA adaptados para tarefas especializadas, os modelos fundacionais na área geoespacial – que abrangem dados meteorológicos e de satélite – criam representações do conhecimento a partir de petabytes e exabytes de dados relevantes para o clima, que podem facilitar a aceleração e a agilização da descoberta de ideias e soluções para o meio-ambiente. Estes modelos também podem ser afinados e ser aplicados em várias áreas que impulsionam ou revelam mudanças climáticas, desde a deteção de inundações até à extensão dos incêndios.

“A mudança climática é um problema real e urgente para o qual devemos encontrar novas formas de abordar da forma mais rápida e eficiente possível, por exemplo através das tecnologias de IA mais avançadas da atualidade”, afirmou Alessandro Curioni, IBM Fellow and Vice President, Accelerated Discovery da IBM. “Os modelos fundacionais de IA que utilizam dados geoespaciais podem mudar as regras do jogo porque nos permitem melhor compreender, preparar e abordar os inúmeros fenómenos relacionados com o clima que afetam a saúde do nosso planeta de uma forma e velocidade nunca vistas. Temos a esperança de que estas tecnologias possam ajudar a acelerar o ritmo a que obtemos e aplicamos soluções para um planeta mais seguro e saudável para as gerações futuras.”. 

 

Reforçar a colaboração com a NASA para aplicar a IA generativa à meteorologia

Além do compromisso inicial de construir e implementar um modelo fundacional geoespacial, a IBM e a NASA anunciaram também que estão a trabalhar num novo modelo fundacional de IA dedicado à meteorologia e ao clima. Ao aplicar a tecnologia de IA da IBM, o modelo visa melhorar a precisão, rapidez e acessibilidade da previsão meteorológica e outras aplicações climáticas. Exemplos de aplicações do modelo não incluem apenas previsão, mas também a redução de escala de super resolução, a identificação de condições propícias a incêndios florestais e a previsão de fenómenos meteorológicos. Os investigadores da IBM irão trabalhar conjuntamente com especialistas da NASA para treinar e validar o modelo.

 

IBM e COP28 

Os esforços mais recentes e o papel da IBM na COP28 baseiam-se numa longa jornada em que vem colocando em marcha ações, investigando e promovendo a defesa do meio ambiente. A IBM emitiu a sua primeira política ambiental há mais de 50 anos, em 1971, e publicou uma posição formal sobre as alterações climáticas em 2007. A IBM é também membro fundador do Fórum Ciência-Política-Empresa sobre Meio Ambiente do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e do Conselho de Liderança Climática, e ainda apoia comunidades vulneráveis às alterações climáticas e outras desafios relacionados com o ambiente através de iniciativas como o IBM Sustainability Accelerator.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.