INOVA
Schneider Electric lança plataforma de IIoT

Schneider Electric lança plataforma de IIoT

A Schneider Electric lançou o EcoStruxure Automation Expert, um novo sistema de automação industrial focado em software com o qual cumpre a sua visão de uma indústria de automação com padrões abertos

A Schneider Electric lançou o EcoStruxure Automation Expert, um novo sistema de automação industrial focado em software com o qual cumpre a sua visão de uma indústria de automação com padrões abertos. É a primeira solução de automação universal baseada na norma IEC61499. Desta forma, a Schneider Electric acelera o seu impulso para ajudar os clientes a tirar partido de todo o potencial da Internet Industrial das Coisas (IIoT).

A indústria está a viver uma transformação radical. Os importantes avanços em Machine Learning, realidade aumentada, análise em tempo real e IIoT são muito prometedores para que o setor possa enfrentar as atuais exigências de um mundo ágil e digital.

Contudo, cumprir essa promessa apresenta uma limitação: plataformas de automação fechadas e proprietárias que restringem a adoção das melhores tecnologias, o que representa um desafio à integração de componentes de terceiros, bem como elevados custos de implementação, atualização e manutenção. Embora as tecnologias de informação (TI) tenham adotado plataformas abertas e estejam a evoluir rapidamente, o mesmo não se pode dizer das tecnologias industriais. A indústria tem sofrido com a falta de adaptabilidade, modularização e interoperabilidade, o que está a atrasar a sua inovação.

Assim, a Schneider Electric acredita que chegou o momento de dar um grande passo em frente na automação industrial e convida utilizadores finais, distribuidores, OEMs, integradores de sistemas e fabricantes de quadros elétricos em todo o setor a adotar a automação universal.

 

Automação universal

A automação universal é o mundo dos componentes de software de automação "plug-and-produce" baseados na norma IEC61499, que resolvem problemas específicos dos clientes de forma testada e validada. A adoção de uma camada de automação padronizada, comum a todos os fornecedores, oferecerá oportunidades ilimitadas de crescimento e modernização a todo o setor.

Ao ampliar as capacidades dos sistemas tradicionais existentes baseados na norma IEC61131, e permitir um modelo semelhante ao das lojas de aplicações para os componentes de software de automação, o progresso na Internet Industrial das Coisas vai tornar-se uma realidade. À medida que os seus benefícios se tornam visíveis, outros fornecedores vão adotar a automação universal, e os utilizadores finais vão também começar a exigi-la aos seus fornecedores e ecossistema de automação.

 

EcoStruxure Automation Expert: a transformação das operações industriais

A Schneider Electric implementa a sua visão de automação universal com o lançamento do EcoStruxure Automation Expert. Sendo a primeira oferta de automação universal baseada na norma IEC61499, inaugura uma nova era de automação industrial interoperável centrada em software.

"O mundo das TI já viu os benefícios das plataformas operacionais abertas; agora é a vez da indústria," comentou Andre Babineau, Automation Expert Solution Management Director da Schneider Electric. "As arquiteturas de automação industrial contribuíram para que a indústria progredisse até ao ponto em que estamos hoje, mas são incapazes de proporcionar a agilidade e a resiliência que são essenciais para as operações industriais atuais. Para cumprir plenamente a promessa da Internet Industrial das Coisas, precisamos de reimaginar o nosso modelo tecnológico, abrindo as nossas plataformas, separando o software do hardware e melhorando radicalmente a agilidade e escalabilidade do sistema."

Assim, o EcoStruxure Automation Expert permite que:

  • As aplicações de automação sejam criadas utilizando componentes de software centrados nos ativos, portáteis e de utilização comprovada, independentemente da infraestrutura de hardware.
  • O utilizador distribua aplicações em qualquer arquitetura de hardware de sistema à sua escolha – altamente distribuída, centralizada ou ambas – com pouca ou nenhuma necessidade de programação.
  • Se ofereça suporte às melhores práticas de software para simplificar a criação de aplicações de automação que interagem com os sistemas de TI.

A primeira versão do EcoStruxure Automation Expert é compatível com as plataformas de automação tradicionais, como os PLCs Modicon™, os variadores de velocidade Altivar™ e os PCs industriais. Pela primeira vez é possível programar algoritmos de controlo complexos com vários acionamentos e distribuí-los para os controladores sem um PLC central. Para completar a gama, está também disponível um controlador de software virtualizado que se executa em containers Linux com tecnologia Docker® e suporta sistemas distribuídos de informação e controlo em arquiteturas de Edge Computing.

Tirando partido da abordagem orientada para objetos da norma IEC61499, os componentes de software conhecidos como Composite Automation Types (CAT) são utilizados ​​para modelar ativos, combinando funções de controlo em tempo real com outras, como a interface homem-máquina (HMI). Esta abordagem centrada nos ativos oferece melhorias de custos e desempenho sem precedentes e ainda economiza tempo de engenharia. Em comparação com os sistemas de automação atuais, o EcoStruxure Automation Expert demonstrou reduzir entre 2 a 7 vezes os tempos de execução das tarefas de automação tradicionais.

A compatibilidade do EcoStruxure Automation Expert com as tecnologias de informação (TI) permite melhorar a eficiência dos ativos e da mão de obra, utilizando tecnologias avançadas como a manutenção preditiva e o gémeo digital, entre outras. O sistema também reduz o custo total de propriedade ao incorporar sistemas legados com uma abordagem “wrap-and-reuse”.

"O EcoStruxure Automation Expert é o primeiro passo no caminho para a automação universal," diz Fabrice Jadot, Senior Vice President, Next Generation Automation da Schneider Electric. "Para alavancar totalmente o potencial das indústrias de próxima geração, precisamos de adotar uma nova mentalidade. Trabalhar com padrões comuns e abertos é vital para garantir a interoperabilidade de vários fornecedores e interfaces harmoniosas – desde a cadeia de abastecimento, passando pelo fabrico e produção, até chegar ao cliente final. É hora de todos os fornecedores adotarem implementações abertas com portabilidade de código e funções para estarem mais conectados. Este é o primeiro passo numa nova direção. Convidamos os programadores industriais de todo o mundo a criarem os seus próprios componentes de software e soluções baseados na norma IEC61499, que podem interagir facilmente com o EcoStruxure Automation Expert."

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.