REDES
Equinix e Nokia em parceira para a inovação no 5G e edge

Equinix e Nokia em parceira para a inovação no 5G e edge

A Equinix anunciou a implementação de um Centro de Desenvolvimento de Tecnologia 5G e Edge, totalmente funcional e que inclui uma rede 5G completamente operacional da Nokia, para testar e validar serviços e case studies 5G

A Equinix anunciou a implementação de um Centro de Desenvolvimento de Tecnologia 5G e Edge, totalmente funcional e que inclui uma rede 5G completamente operacional da Nokia, para testar e validar serviços e case studies 5G. Este investimento da Equinix visa ajudar os provedores de serviços e os operadores de rede a trazer conceitos inovadores para o mercado, fornecendo uma estrutura de produção ágil, que possibilita avaliar, incubar e testar soluções 5G e edge, para aplicações seguras de ponta a ponta.

O centro tecnológico de desenvolvimento 5G e Edge – localizado no data center DA11, International Business Exchange, da Equinix, em Dallas – possibilita desenvolver soluções de ponta a ponta, proporcionando um ambiente de interconexão “sandbox” preparado para produção, incluindo desde a rede de rádio até à cloud. Os operadores de rede móvel (MNOs), as plataformas cloud, os fornecedores de tecnologia e demais empresas, reúnem-se na Equinix para testar, demonstrar e acelerar cenários 5G e edge complexos – operações essenciais no processo de disponibilização futura do 5G às empresas. O serviço Equinix Fabric interliga, de forma direta, segura e dinâmica, a infraestrutura distribuída e os ecossistemas digitais das organizações na Platform Equinix. Os clientes podem, assim, estabelecer conexões de rede entre data centers on-demand, unindo dois pontos Equinix Fabric dentro de uma área metropolitana, ou globalmente, por meio de interconexão definida por software.

“À medida que olhamos para um futuro onde o 5G é omnipresente, o modo como o tráfego IP se move entre as diversas redes em todo o mundo irá mudar completamente, e os data centers interconectados desempenharão um papel crucial neste novo futuro dominado pelo 5G”, considerou Sean Hemphill, VP Webscale Business da Nokia. “A abordagem da Equinix à infraestrutura digital permite o acesso a um grande ecossistema de utilizadores finais e provedores de serviços. As soluções de IP da Nokia sustentam o Equinix Fabric, fornecendo interconexão perfeita entre os seus data centers globais. Estamos satisfeitos pelo facto do Equinix Fabric permitir trazer o poder da interconexão, de modo a ajudar os clientes a testar implementações 5G e edge num ambiente real.”

O centro de desenvolvimento tecnológico 5G e edge da Equinix irá concentrar-se inicialmente nos seguintes casos de uso:

  • Conectividade móvel multicloud híbrida: avaliação de estratégias para garantir que o tráfego dos utilizadores 5G possa alcançar várias nuvens e recursos de computação híbrida edge, de modo eficaz e eficiente.
  • Divisão de rede: para possibilitar que as redes empresariais privadas sem fios proporcionem uma experiência de utilização end-to-end de qualidade segura, previsível e completa.
  • Inteligência Artificial Distribuída e Machine Learning: otimização de aplicações de AI/ML e de infraestrutura distribuída, conectada diretamente a 5G e a clouds, para habilitar recursos de dados, tais como a análise de vídeo.
  • Habilitação e Orquestração da Infraestrutura: explorar estratégias de implementação para 5G RAN, fronthaul, infraestrutura de computação core e edge e gestão de funções entre domínios.
  • Realidade Virtual e Aumentada: validação de uma experiência uniforme, com qualidade consistente e usabilidade em qualquer local, em cenários de elevada mobilidade e movimento.
  • Gaming: demonstração de jogos responsivos hospedados e periféricos de baixa latência, tirando partido do edge para potenciar a distribuição.

A Equinix está ativamente empenhada no desenvolvimento de novos casos de uso para o 5G. O primeiro deles, consiste no Secure Edge da Exium, que permite funcionalidades de computação edge multiacesso, de modo altamente seguro e transparente, com funções de rede e segurança integradas na nuvem, para os locais edge e os próprios dispositivos. Com o Exium implementado nos data centers da Equinix, os clientes beneficiam de um desempenho equivalente ao existente on-premisses, com as vantagens da integração na cloud, gerindo o tráfego empresarial em tempo real.

“As aplicações e a inteligência artificial estão a chegar ao edge, estejamos ou não preparados para tal”, afirmou Farooq Muzaffar, COO da Exium. “À medida que as empresas prosseguem a transformação digital, a automação e a intelligence no edge, torna-se crucial ter um parceiro como a Equinix. O 5G e o Edge Technology Development Center têm sido um recurso incrível para a nossa empresa e para os nossos clientes, para incubar, desenvolver e implementar serviços de IA seguros com acesso 5G.”

O estudo Global Tech Trends Survey da Equinix – que inquiriu 2.600 decisores da área de TI – revelou uma necessidade crucial em termos de desenvolvimento tecnológico da infraestrutura. Embora a maioria dos entrevistados tenha concordado que o maior impacto do 5G será a capacidade disponibilizada às empresas, mais de um terço dos respondentes preocupou-se com a necessidade de redesenhar a sua infraestrutura para aproveitar os recursos do 5G.

“Ao desenvolverem novas tecnologias e serviços 5G, as empresas necessitam de um ambiente realista para testar e dar vida aos seus conceitos”, considerou Justin Dustzadeh, CTO, Equinix. “Graças ao vasto ecossistema de provedores de serviços, parceiros e clouds da Equinix, o centro de desenvolvimento tecnológico 5G e Edge afirma-se como o local ideal para testar totalmente conceitos em ambiente real, permitindo trazer novos recursos para o mercado, acelerar a adoção da tecnologia e acelerar os novos fluxos de receita.”

Por seu turno, Jim Poole, VP Business Development, Equinix, manifestou o interesse da Equinix em “convidar empresas privadas, organizações comerciais e investigadores de todos os setores, para testar, validar e acelerar implementações 5G complexas e cenários de interoperabilidade.”

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.