REDES
IA ajuda na manutenção de infraestruturas de fibra ótica

IA ajuda na manutenção de infraestruturas de fibra ótica

NEC Corporation anuncia o início da comercialização de uma solução que contribui para a manutenção de infraestruturas por meio da utilização de IA para análise de vibrações detetadas com fibras óticas, o que permite a deteção de anormalidades, tais como danos na fibra, e auxilia na prevenção de danos futuros

A NEC Corporationanuncia o início da comercialização da "Solução Inteligente da NEC para Sensorização de Fibra Ótica", uma solução que permite que os fornecedores de serviços de comunicação (CSP) e proprietários de fibra ótica de todo o mundo utilizem a fibra ótica como um sensor. A solução contribui para a manutenção de infraestruturas por meio da utilização de IA para análise de vibrações detetadas com fibras óticas, o que permite a deteção de anormalidades, tais como danos na fibra, e auxilia na prevenção de danos futuros.

Esta solução utiliza a tecnologia de sensorização de fibra ótica da NEC, que é uma das primeiras tecnologias deste tipo, de forma a permitir a sensorização de fibras óticas já existentes e que são habitualmente usadas para comunicações.

Além de um sensor ligado a uma extremidade da fibra ótica, esta solução consiste num software com uma função de deteção de vibrações e condições externas que possam causar uma anormalidade, bem como uma função de mapeamento que exibe com precisão as informações de localização, tais como a latitude e longitude de uma seção da fibra.

Nos últimos anos, com a disseminação das comunicações de alta velocidade e alta capacidade para 5G, a importância da fibra ótica aumentou e mais fibra tem vindo a ser instalada continuamente. Em resultado disso, há um impacto crescente devido a falhas de comunicação causadas por fibras danificadas. Os CSP e os proprietários de fibras óticas precisam de um sistema de suporte à manutenção e gestão eficientes da fibra. Além disso, à medida que as instalações de fibra ótica aumentam, é cada vez mais difícil para os CSP e os proprietários de fibras óticas identificarem, rapidamente, as áreas danificadas em caso de quebra da fibra, tornando difícil para os operadores e pessoal de manutenção fazer reparações rapidamente.

Esta solução, no entanto, deteta sinais de danos potenciais no cabo de fibra causados por trabalhos de construção inesperados, deterioração, etc., detetando vibrações que diferem das condições normais e que permitem não só a rápida identificação como também a rápida reparação das áreas danificadas pelo mapeamento preciso das informações de localização da fibra.

A NEC já examinou a possibilidade de usar tecnologia de sensorização de fibra ótica para detetar fendas nos postes utilizados na distribuição de energia, comunicações e outros serviços. Além disso, a NEC e a Verizon efetuaram experiencias conjuntas de campo num sistema de monitorização de tráfego nos Estados Unidos, através do qual as empresas confirmaram a eficácia de uma solução de monitorização de tráfego (*) para avaliar as condições de tráfego nas estradas. Além disso, as empresas também verificaram a eficácia prática da nova solução inteligente da NEC para sensorização de fibra ótica.

"As redes de cabos de fibra ótica estão a tornar-se cada vez mais importantes à medida que o 5G se torna mais prevalente. Trabalhamos há muitos anos na aplicação prática de sensores de fibra em redes de fibra ótica e estamos ansiosos para tirar partido desta tecnologia para melhorar a eficiência da operação das redes", disse Kazuhiro Tagawa, Diretor Geral, 1ª Divisão de Serviços de Rede, NEC Corporation.

No futuro, a NEC irá expandir a aplicação desta solução com o objetivo de criar novo valor numa variedade de mercados, por exemplo pela utilização de informações adquiridas através da monitorização de amplas áreas por meio de fibras já existentes, para melhorar os serviços de cidades inteligentes.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.