MOB
As tendências que irão moldar o futuro da logística

As tendências que irão moldar o futuro da logística

Segundo um recente estudo da Eurowag, tendências de digitalização como a inteligência artificial, condução autónoma, mobilidade sustentável e a Internet of Things irão moldar o futuro do transporte e da logística

A vida de todos os cidadãos europeus mudou desde o advento da pandemia e de Brexit. O setor dos transportes não é diferente e teve de se adaptar a estes novos termos do atual paradigma da mobilidade. Olhando para o início deste ano, a Eurowag estabelece as chaves para compreender o futuro dos transportes e da logística.

O processo de digitalização tem tido lugar em todas as indústrias desde o início da década, mas a pandemia acelerou todos os passos para o tornar uma parte intrínseca da maioria dos setores. O teletrabalho, as conferências em linha e o governo eletrónico tornaram-se uma realidade. No entanto, quando se trata de logística, as soluções telemáticas não são tão fáceis de implementar, pelo que é necessário um processo mais lento que transformará os sistemas.

Pode ser incluído na digitalização, mas na logística a inteligência artificial vai ter um impacto demasiado grande para não a destacar individualmente. A autocondução e o autoplaneamento serão um ponto de viragem vital na forma como a cadeia de abastecimento internacional é concebida. Será uma ajuda inestimável, à qual todo o processo de produção terá de ser adaptado.

 

Veículos autónomos e a Internet das coisas

A incorporação de veículos autónomos na vida quotidiana será mais a longo prazo, mas estão sempre a ser feitos progressos. Quando forem aperfeiçoados para uso industrial, permitirão um transporte mais rápido e seguro, eliminando erros humanos, e as rotas e eficiência de todo o processo serão otimizadas, uma vez que as novas máquinas poderão trabalhar sem pausas.

A Internet das coisas na logística aumentará a visibilidade em cada passo da cadeia de abastecimento e melhorará a eficiência da gestão do inventário, uma vez que é uma ligação de dispositivos físicos que monitorizam e transferem dados através da Internet sem intervenção humana. A integração da tecnologia da Internet das coisas aumentará a transparência, a visibilidade em tempo real das mercadorias, o controlo das condições e a gestão da frota. Eurowag acredita fortemente nesta tendência, como demonstrado pelo modo EV, que faz parte do Sygic GPS. É uma aplicação de navegação global que lhe permite pagar pelo reabastecimento em quase 300.000 locais em toda a Europa.

 

Análise de dados e mobilidade sustentável

Eurowag trabalha com base em grandes parâmetros de dados, processando grandes volumes de grandes dados de 100.000 unidades telemáticas instaladas tanto em automóveis de passageiros como em camiões. Este é um exercício essencial para evitar ser deixado para trás neste mercado altamente competitivo.

Do ponto de vista ambiental, os veículos de carga produzem aproximadamente 21% de todas as emissões de CO2 na União Europeia. Com o New Deal Verde Europeu, o objetivo é reduzir as emissões líquidas de todos os tipos de gases. É uma agenda imparável que tornará a mobilidade limpa um imperativo para o futuro. Neste sentido, a Eurowag apoia iniciativas para transportes amigos do ambiente, como demonstrou ao criar uma unidade de negócios centrada na mobilidade eletrónica e combustíveis alternativos. As iniciativas não se ficam por aí, a Eurowag expandiu a sua rede de mais de 15.000 postos de abastecimento para incluir os que oferecem combustíveis alternativos, tais como gás natural, GNL e GNC.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.