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Consórcio europeu para acelerar a sustentabilidade do sector da aviação

Consórcio europeu para acelerar a sustentabilidade do sector da aviação

O consórcio europeu TULIPS, financiado pela Comissão Europeia, visa contribuir para tornar os aeroportos livres de emissões e resíduos até 2030 e tornar o sector de aviação neutro para o clima até 2050

A consultora de inovação colaborativa Beta-i foi escolhida para ser a entidade especialista de inovação do consórcio europeu TULIPS, um projeto liderado pelo Royal Schiphol Group e financiado pela Comissão Europeia, para desenvolver projetos de investigação e soluções destinadas a tornar o sector de aviação mais sustentável. 

Com um financiamento de 25 milhões de euros, o consórcio é composto por 29 parceiros europeus (entre os quais quatro aeroportos, cinco universidades, uma companhia aérea, um porto, uma agência espacial e vários centros de investigação) e tem já propostas concretas para 17 projetos de sustentabilidade que serão testados em alguns dos maiores aeroportos do mundo, como o de Schiphol em Amesterdão, Oslo (Noruega), Turim (Itália) e ainda Larnaca (Chipre).

Com arranque em janeiro de 2022 e até ao ano de 2025, o projeto TULIPS estará focado em acelerar a sustentabilidade no mercado de aviação, contribuindo para aeroportos sem emissões e resíduos até 2030 e para um sector neutro para o clima até 2050. Ao longo de três anos, a parceria centrar-se-á em vários aspetos, tais como, a redução ou eliminação de emissões de veículos utilizando a propulsão a hidrogénio, o teste a instalações para recarga de aviões com eletricidade ou hidrogénio, a otimização do fornecimento em grande escala de combustível de aviação sustentável (SAF) e na melhoria da utilização circular de materiais. Para isto, serão também examinadas as viagens dos passageiros e a respetiva carga, de forma a propor soluções multimodais.

Segundo Ricardo Marvão, cofundador da Beta-i, “em linha com o nosso foco na área de sustentabilidade, é com enorme motivação que nos juntamos a um projeto com a importância do TULIPS, juntamente com parceiros de relevo a nível europeu como  o Aeroporto de Schiphol, a KLM e a DHL. O nosso papel será gerir o processo de inovação colaborativa por trás da implementação das 17 soluções propostas nos quatro aeroportos, e ter um papel essencial na descarbonização do setor da aviação. No final do projeto, os conhecimentos adquiridos serão depois partilhados com os restantes aeroportos europeus, permitindo que estes apliquem os conceitos e tecnologias desenvolvidas no projeto”.

Além das entidades portuguesas Beta-i e Instituto Superior Técnico, o consórcio TULIPS é composto pelo Royal Schiphol Group, Aeroporto de Oslo, SINTEF AS, SINTEF Energi AS, Aeroporto de Larnaca, Catalink Ltd, Aeroporto de Turin, Instituto Politécnico de Turim, Egis Villes et Transports SAS, Excess Materials Exchange, Fraunhofer Gesellschaft, Companhia KLM Royal Dutch, KLM Equipment Services, Universidade Metropolitana de Manchester, Mobility Concept, Centro Aeroespacial Holandês (NLR), Nouryon Industrial Chemicals, Pipistrel Vertical Solutions, Porto de Amsterdam, SKYNRG, a Organização Holandesa de Investigação Científica Aplicada (TNO), TU Delft, Universidade de Antuérpia, BAM Infraconsult, Ballard Power Systems Europe, DHL Global Forwarding Netherlands e Zepp.

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