MOB
Consórcio português lança desafio de soluções de mobilidade

Consórcio português lança desafio de soluções de mobilidade

Data4All, Metropolitano de Lisboa e Egis Road Operation Portugal lançam Desafio de Mobilidade para Startups e PME com prémios no valor de 375 mil euros

O consórcio Data4All, em colaboração com o Metropolitano de Lisboa e a Egis Road Operation Portugal anuncia o lançamento do Challenge Mobilidade, programa que proporcionará um ambiente real de validação para startups e PMEs portuguesas, incentivando a inovação tecnológica no setor da mobilidade.

O Challenge Mobilidade oferece a oportunidade a 10 empresas para testarem e validarem os seus conceitos de produtos e serviços inovadores. No âmbito do desafio, as empresas candidatas são desafiadas a apresentar soluções de Big Data, Data Science, Inteligência Artificial (AI) ou Internet-das-Coisas (IoT), direcionadas para desafios específicos lançados pelo Metropolitano de Lisboa e pela Egis Road Operation Portugal, nas áreas da Sustentabilidade, Segurança Ferroviária e Rodoviária, Controlo de Fraude e Qualidade da Infraestrutura. 

Os apoios totalizam 375 mil euros, distribuídos em prémios pecuniários e serviços. A cada empresa selecionada será atribuído um prémio pecuniário de 2.500 euros (composto por uma bolsa inicial de 1.500 euros e 1.000 euros pela conclusão bem-sucedida do piloto). Para além do prémio em dinheiro, cada uma destas empresas terá ao seu dispor serviços especializados de validação de negócio e tecnológica, com acesso a dados e infraestrutura das empresas parceiras, no valor de 35 mil euros.

Os produtos ou serviços a concurso devem apresentar um nível de maturidade médio-elevado (TRL 4 a 9). Para soluções que não se enquadrem nos desafios propostos, as empresas podem ainda candidatar-se a um Open Challenge. As candidaturas podem ser submetidas até 28 de fevereiro 2024.

O Challenge Mobilidade insere-se na Testbed Data4All, parte integrante da Rede Nacional de Test Beds, operacionalizada pela consultora INOVA+ e pela DECSIS Iberia. Este consórcio visa apoiar startups e PME que desenvolvam soluções tecnológicas nas áreas de Big Data, Data Science, Inteligência Artificial (AI) e Internet-das-Coisas (IoT).

 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.