MOB
DB Schenker aposta no transporte marinho sustentável

DB Schenker aposta no transporte marinho sustentável

DB Schenker está a expandir os seus serviços de transporte marítimo ecológico através de uma parceria com a Mediterranean Shipping Company, compreendendo a poupança de mais 35.000 toneladas de CO2 ao longo de toda a cadeia de produção

A DB Schenker está a expandir os seus serviços de transporte marítimo ecológico através de uma parceria com a Mediterranean Shipping Company (MSC), a maior companhia marítima de contentores do mundo. Esta colaboração garante a utilização de 12.000 toneladas de biocombustível em toda a sua carga, incluido contentores refrigerados, contentores de carga completa (FCL) e contentores de carga fracionada (LCL).

A quantidade de biocombustível adquirida é suficiente para poupar mais 35.000 toneladas de CO2 ao longo de toda a cadeia de produção. O equivalente a cerca de 30.000 contentores padrão (TEU) pode ser expedido com zero emissões de CO2, dependendo da forma como o combustível é utilizado durante a navegação.

O acordo de compra, assinado este mês, representa um dos maiores acordos de redução de carbono entre um operador de transporte de mercadorias e uma companhia de navegação. Prevê a utilização de biocombustíveis sustentáveis certificados de segunda geração - derivados de óleos alimentares usados - em vez dos combustíveis marítimos convencionais de origem fóssil. Às 12.000 toneladas de biocombustível serão misturados entre 20-30%, resultando em aproximadamente 50.000 toneladas de biocombustível misturado para ser utilizado nos navios porta-contentores da MSC. O acordo permite à DB Schenker oferecer aos seus clientes um produto que viabiliza um envio sem emissões.

 

Certificado de redução de emissões para as pegadas de carbono dos clientes

Esta parceria é o mais recente exemplo do compromisso da DB Schenker com a logística sustentável, e é outro forte contributo para o aumento da procura de combustíveis alternativos na indústria. À semelhança dos voos net-zero, que utilizam combustível de aviação sustentável (SAF), os consumidores podem agora reservar serviços de transporte marítimo de net-zero e receber um certificado anual de redução de emissões pela sua pegada de carbono. Este último significa que cada tonelada de biocombustível se acumula, independentemente de quaisquer requisitos legais e ordens de compra de combustível estabelecidas pela transportadora.

Thorsten Meincke, membro do Conselho Global de Carga Aérea e Marítima da DB Schenker, explicou que, "em parceria com a MSC, estamos a oferecer aos nossos clientes uma solução cómoda e limpa, utilizando biocombustível marítimo de última geração para os ajudar a alcançar reduções adicionais de emissões. Fazêmo-lo porque acreditamos convictamente que é a coisa certa a fazer, e é por isso que pagamos adiantado na compra de biocombustível. Uma coisa é certa: quanto mais os clientes exigirem neutralidade climática ao longo da cadeia de abastecimento, mais rapidamente conseguiremos um transporte de contentores limpo".

Já Caroline Becquart, vice-presidente sénior da MSC, assegurou que, "a descarbonização da navegação não é alcançada sozinha, e exige a colaboração entre  empresas de navegação, empresas de logística e os respetivos clientes. A MSC Biofuel Solution é o nosso primeiro programa de redução de carbono certificado, reduzindo as emissões de carbono nas cadeias de abastecimento dos nossos clientes, acelerando a transição energética através da criação de procura de transporte marítimo de carbono zero e proporcionando reduções diretas de CO2. Estamos muito felizes por estabelecer esta parceria com a DB Schenker, com quem partilhámos ambições climáticas similares ao longo da nossa jornada comum em direção à Net Zero”.

O biocombustível pode ser utilizado em operações habituais de transporte marítimo sem necessidade de ajustar as infra-estruturas do navio ou a cadeia de abastecimento, tornando-o uma solução particularmente conveniente. Como tal, foi concebido para beneficiar todos, passando da ambição à acção. A MSC fornece biocombustível sustentável, e os clientes beneficiam das poupanças de CO2, que são transferidas para toda a cadeia de valor do transporte marítimo. Isto diferencia o programa de iniciativas de compensação de carbono que se concentram em futuras reduções de emissões fora da indústria naval.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.