MOB
Digitalização na logística potencia sustentabilidade

Digitalização na logística potencia sustentabilidade

A Bosch e a Amazon Web Services firmam parceira para melhorar a eficiência e a sustentabilidade no setor de transporte e logística.

A Bosch e a Amazon Web Services (AWS), fornecedor de cloud com sede nos EUA, pretendem melhorar a eficiência e a sustentabilidade no setor de transporte e logística.

O objetivo é oferecer às empresas de logística e transitários em todo o mundo acesso rápido e fácil a serviços digitais através de uma plataforma desenvolvida pela AWS. No futuro, será disponibilizado suporte para tópicos que vão desde a utilização da capacidade de frotas de veículos comerciais até à monotorização de fluxos de mercadorias e processamento de pedidos – tudo a partir de uma única fonte. Tendo em conta esse fim, a Bosch e a AWS iniciaram uma colaboração estratégica.

A Bosch será responsável pelo desenvolvimento e operação da plataforma de logística, cujo núcleo é um mercado de serviços digitais, enquanto a AWS contribuirá com a sua ampla oferta e experiência na cloud.

A plataforma irá facilitar a interação entre uma variedade de serviços e dados, permitindo que as empresas de transporte e logística beneficiem muito mais das oportunidades de digitalização sem necessidade de configurar os seus próprios projetos de TI com custos e recursos dispendiosos. O marketplace estará também aberto a todos os fornecedores de serviços de logística digital.

A indústria e os consumidores serão beneficiados pela iniciativa devido à maior confiabilidade e transparência na entrega de mercadorias e encomendas, por exemplo. As empresas têm planeado apresentar uma versão preliminar da plataforma logística na Hannover Messe, com o lançamento para Europa, Índia e EUA previsto para o final de 2022.

 

Maior eficiência através do aumento da digitalização

“O setor de transporte e logística é a espinha dorsal da economia global. Nos próximos anos, este setor terá de arcar com volumes de transporte cada vez maiores para mercadorias e matérias-primas e, ao mesmo tempo, reduzir a sua pegada de carbono. Em colaboração com a AWS, queremos ajudar o setor de logística com este projeto. O nosso objetivo é tocar o futuro da indústria e impulsionar a sua digitalização”, afirma Sandeep Nelamangala, Diretor Executivo da Bosch Limited e Patrocinador Executivo de negócios de plataforma logística na Bosch. “Desenvolver funções de transporte hiperconectadas é um dos desafios técnicos mais complexos do nosso tempo. É por isso que estamos a trabalhar com um pioneiro no mercado como é a Bosch para superar esses desafios que são únicos”, disse Kathrin Renz, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Indústrias da AWS. “O marketplace vai permitir que os clientes de logística transformem rapidamente os seus negócios numa cadeia de valor de ponta a ponta totalmente digital. Os clientes vão beneficiar das ferramentas, estruturas e módulos que oferecemos para digitalização, além de melhorar a sustentabilidade dos seus processos de transporte.”

 

Crescimento há vários anos e sem fim à vista

O setor de transporte e logística tem vindo a crescer há vários anos. Durante a pandemia de Covid-19, as encomendas online e respetivas entregas registaram outro aumento acentuado, dando um novo impulso à indústria. Até 2030, o transporte global de mercadorias irá crescer mais de 40% e, em 2050, espera-se que esse número ultrapasse os 145%. Esse crescimento está a atingir um mercado altamente fragmentado a nível global – além de ter de batalhar com várias áreas de ineficiência. Alguns factos ilustram isso mesmo: mais de 95% das empresas que operam nesse setor em todo o mundo são PMEs. Aproximadamente nove em cada dez empresas operam com menos de cinco veículos. A maioria dos transitários ainda organiza os seus negócios diários de forma manual ou com uma variedade de programas de computador não relacionados. Além disso, de acordo com as estatísticas de transporte de mercadorias do Ministério Federal para o Digital e Transportes da Alemanha (disponível apenas em alemão), mais de 150 milhões de viagens são corridas vazias, o que soma mais de 6,5 mil milhões de quilómetros vazios anualmente, ou mais de 160.000 viagens desnecessárias ao redor da terra. Isto pesa muito não apenas nos esforços para proteção do clima, mas também na já problemática escassez de motoristas. A Associação Federal de Tráfego, Logística e Deposição de Mercadorias estima uma falta de motoristas entre os 60.000 e 80.000 apenas na Alemanha – e a situação está a tornar-se cada vez mais grave em todo o mundo.

 

Muitos desafios – uma solução

Com a sua plataforma de logística, a Bosch visa fornecer uma solução chave para muitos dos desafios enfrentados pelo setor de transporte e logística. A vantagem dessa plataforma é que ela irá criar todo um ecossistema e um ambiente de software no qual transportadoras e despachantes de carga podem selecionar, reservar e executar serviços de diferentes fornecedores para responder às suas necessidades específicas.

A plataforma também permite a fácil integração de aplicações já relevantes para o mercado, por exemplo, em sistemas de gestão de transportes. Graças ao uso compartilhado de dados que estão disponíveis através dos sistemas telemáticos em veículos comerciais, como por exemplo da gestão de frotas, é também possível vincular e permitir a interação entre diferentes serviços de diferentes áreas. Isso facilita a alavancagem de sinergias.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.