MOB
Indra distinguida na área ferroviária

Indra distinguida na área ferroviária

A Indra alcançou o nível Silver do certificado IRIS (International Railway Industry Standard), tornando-se uma das poucas empresas à escala global a ter alcançado esta categoria de certificação, que para além de garantir a máxima qualidade e segurança, ajuda a Indra a aumentar a eficiência e rentabilidade dos projetos ferroviários, reduzir custos e melhorar a satisfação dos clientes

A Indra alcançou o nível Silver do certificado IRIS (International Railway Industry Standard), concedido pela AENOR ao abrigo da norma ISO/TS 22163:2017, para sistemas e gestão da qualidade aplicados ao sector ferroviário.

A empresa tem este certificado, que acredita a máxima qualidade e segurança das suas soluções ferroviárias, desde 2019 e aumentou recentemente o seu nível de desempenho de Bronze para Silver, o que a coloca ao lado de um número muito reduzido de empresas espanholas e globais com esta categoria de certificação. A nível internacional, no setor de equipamento ferroviário, o número de empresas certificadas com uma pontuação de nível IRIS Silver não chega a 12%.

"Para alcançar este novo marco, a Indra demonstrou que cumpre critérios adicionais aos essenciais à norma, que se aplicam tanto ao nosso sistema de gestão como aos processos operacionais para o desenvolvimento das nossas soluções. Estes avanços permitem-nos melhorar ainda mais a qualidade e segurança dos nossos produtos e serviços ferroviários", refere Ignacio Martínez, Diretor de Operações de Mobilidade da Indra. 

Um dos aspetos mais valorizados durante o processo de renovação do certificado foi a secção de satisfação do cliente, graças à elevada pontuação que os clientes da Indra deram à qualidade da execução da obra e ao rigoroso cumprimento dos prazos de entrega.

A certificação IRIS Silver é o reconhecimento do compromisso da empresa para a melhoria contínua e confirma que as suas soluções ferroviárias cumprem os mais elevados padrões de qualidade, fiabilidade e segurança na indústria.

A obtenção desta certificação reconhecida internacionalmente, originalmente criada por iniciativa da UNIFE, a principal associação da indústria ferroviária europeia, melhora a competitividade da Indra no domínio da mobilidade e reforça a sua liderança no sector, uma vez que também contribui para aumentar a sua eficiência e rentabilidade, reduzindo custos e melhorando a satisfação do cliente. Também abre a porta a novas oportunidades de negócio, tendo em conta que é uma certificação cada vez mais valorizada e exigida pelos clientes.

A estrutura da certificação IRIS baseia-se na ISO/TS 22163:2017, que inclui os requisitos da ISO 9001 e está organizada em normas semelhantes às vigentes nas indústrias aeroespacial e automação, acrescentando especificações ferroviárias para aspetos como a gestão de projetos, conceção, RAMS (Reliability Availability Maintenance and Safety), LCC (Life Cycle Cost), gestão de obsolescência, gestão da cadeia de fornecimento ou validação de processos especiais, entre outros.

A Indra é uma das poucas empresas espanholas que, para além da já referida certificação ISO 9001, que abrange 50 empresas do grupo em 16 países entre eles Portugal, possui as exigentes certificações específicas para os sectores aeroespacial, de defesa e segurança, e de TI. Recentemente renovou estas certificações de qualidade de acordo com as normas EN 9100/9110/9120 e PECAL 2110/2310 para 14 centros de trabalho, incluindo o novo centro que realiza as atividades do programa NGWS/FCAS.

 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.