MOB
Metro do Porto renova sistema da Linha Rosa

Metro do Porto renova sistema da Linha Rosa

A Alstom vai fornecer os sistemas de sinalização de alta-performance, segurança e controlo para a nova Linha Rosa do Metro do Porto.

A Alstom foi selecionada pelo Metro do Porto para o fornecimento dos sistemas de sinalização, segurança e controlo da nova Linha Rosa deste operador. A Alstom desenvolverá e equipará a nova linha com o sistema de sinalização Cityflo 250, incluindo um intertravamento de última geração, que permitirá a monitorização dos veículos em tempo real. As componentes de engenharia, instalação e comissionamento do sistema serão geridas pelas instalações da Alstom na Maia, distrito do Porto

A Linha Rosa, com 3 quilómetros de extensão e 4 estações, vai ligar S. Bento e a Rotunda da Boavista, melhorando os acessos ao centro do Porto. Uma vez inaugurada, prevê-se um acréscimo de procura estimado em mais de 30 milhões de passageiros no primeiro ano completo de operação e uma redução de quase 1.500 toneladas de emissões de CO2 durante o mesmo período. O Metro do Porto pretende continuar a expandir a Linha Rosa, completando um percurso circular que interligará toda a rede de metro.

“É uma grande honra para a Alstom celebrar novamente uma parceria com o Metro do Porto, para melhorar a mobilidade dos cidadãos e turistas na cidade invicta. Vamos desenvolver este projeto a partir das nossas instalações de engenharia na Maia, onde lideramos projetos de sinalização e tecnologias de mobilidade digital para o mercado português e internacional”, afirmou David Torres, Diretor-geral da Alstom em Portugal. “Este projeto é mais uma prova do nosso compromisso com a promoção da mobilidade sustentável em Portugal.”

O Metro do Porto é o sistema de metro ligeiro da cidade do Porto, abrangendo aproximadamente 78 km de via e seis linhas, e acomodando cerca de 70 milhões de passageiros por ano. A Alstom forneceu 102 comboios a esta rede, que estão atualmente em serviço, bem como os sistemas de sinalização onboard. A Alstom continua a apoiar o crescimento do Metro do Porto, tendo fornecido o sistema ATP (Automatic Train Protection) onboard para os 18 novos comboios adicionados à frota deste operador.

A Alstom é líder global no mercado de transporte de passageiros, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de comunicações de controlo (CBTC) e mais de 190 linhas de metro equipadas, em mais de 32 países.

A Alstom está presente em Portugal há mais de 30 anos e, atualmente, dois em cada três comboios que circulam no nosso país são fabricados pela Alstom ou com tecnologia Alstom, incluindo comboios de alta velocidade, regionais, metros e elétricos. Na esfera digital, mais de 1.500 km da rede ferroviária portuguesa e mais de 500 unidades de bordo são geridos pelo sistema ATP da Alstom, uma solução de sinalização desenvolvida especificamente para o mercado português. Em termos de mobilidade urbana, a Alstom forneceu o sistema de sinalização para o Metro do Porto e fabricou os primeiros 102 comboios atualmente em funcionamento nesta rede. A Alstom também fornece o sistema ATP instalado a bordo dos 18 comboios recentemente adquiridos por este operador.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.