MOB
Minsait e Renfe na transformação das aplicações de segurança operacional ferroviária

Minsait e Renfe na transformação das aplicações de segurança operacional ferroviária

Os benefícios finais do projeto incluem a facilidade de avaliação da gestão dos níveis de segurança da empresa, bem como a antecipação e prevenção de riscos. Nesta primeira fase, será implementada toda a arquitetura necessária para apoiar os primeiros painéis de gestão com indicadores globais para a gestão e controlo da segurança a nível do Grupo

A Minsait está a trabalhar com a Renfe no projeto de criação de um Data Lake sobre o qual será desenvolvido um Centro de Dados de Segurança na circulação para o controlo dinâmico da segurança, direcionado para a gestão e controlo de riscos dos serviços de transporte de carga e passageiros.

Esta iniciativa faz parte da estratégia de dados que a Renfe está a levar a cabo este ano, envolvendo até 11 áreas de negócio diferentes das três principais empresas do grupo: Renfe Viajeros, Renfe Mercancías e Renfe Fabricación y Mantenimiento. A implementação de um Data Lake para a Segurança da Circulação, assente em Microsoft Azure, permitirá extrair todo o potencial oferecido pelas novas tecnologias de armazenamento, processamento, exploração e visualização de dados.

O projeto irá aumentar a Transformação Digital dos SGS/SGM (Safety Management System and Maintenance Management System), com base nos dados existentes fornecidos pelos atuais Sistemas de Informação e outros que serão incorporados, homogeneizando as estruturas de gestão de risco do Grupo Renfe e desenhando a arquitetura necessária para cumprir os requisitos exigidos com o mínimo impacto.

A incorporação deste Data Lake facilitará a automatização da aquisição e integração de todos os dados das diferentes sociedades do grupo, tornando possível a sua transformação e análise. Permitirá também apresentar a informação num painel de gestão analítico, bem como em relatórios parametrizáveis, para análise e gestão de riscos. Este sistema, suportado por Microsoft Power BI e pelo serviço de análise de dados da Microsoft, facilita o cumprimento de medidas, processos, procedimentos e regulamentos de gestão de risco. Serão, ainda, incorporados ao seu funcionamento, princípios básicos de gestão e segurança de dados.

O gestor da Área de Gestão da Procura e de Projetos da Renfe, Alfonso Taboadela Álvarez, refere que "este projeto representa um grande passo em frente no processo de transformação digital dos Sistemas de Gestão de Segurança e Manutenção do Grupo RENFE, pois centralizará toda a informação de segurança das empresas do Grupo, evitando assim o desenvolvimento de sistemas em cada uma delas, e permitirá a arquitetura necessária para cumprir a regulamentação europeia em matéria de segurança ferroviária".

Nas palavras de Iván Bocanegra, Diretor de Empresas Públicas da Minsait, "esta iniciativa otimizará o controlo de riscos suportado por tecnologias de ponta e aplicando as melhores práticas em data analytics e data insights, bem como em Qualidade e Governação de Dados".

A complexidade desta iniciativa, que está a ser desenvolvida com os mais elevados princípios de segurança e sob critérios de eficiência, rentabilidade e inovação, reside no grande volume de aplicações sobre as quais efetuar a integração dos dados, bem como na necessidade de homogeneizar e integrar processos e metodologias. É também influenciada pela complexidade que resulta do impacto em diferentes ambientes tecnológicos e áreas funcionais das empresas, bem como pelo grande número de partes interessadas com as quais a proposta deve ser abordada.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.