MOB
"O pagamento contactless é o futuro da mobilidade urbana"

"O pagamento contactless é o futuro da mobilidade urbana"

Fernando Souza, Vice President – Global Segments da Visa CyberSource detalha a tecnologia por detrás do primeiro sistema de pagamento contactless em transportes públicos no País, recentemente implementado no Porto, e o seu impacto na mobilidade urbana

Em julho deste ano, o primeiro sistema de pagamento contactless em transportes públicos em Portugal foi implementado pela TIP - Transportes Intermodais do Porto. Agora, em algumas linhas da cidade, os viajantes dispensam o uso do cartão recarregável Andante, podendo apenas aproximar o seu cartão de crédito ou débito, ou dispositivo de pagamento contactless, nos validadores, sendo a tarifa calculada automaticamente após a viagem e cobrada diretamente.

Por detrás desta simplicidade de uso, contudo, está um complexo sistema cuja implementação depende da coordenação de múltiplas componentes tecnológicas e players ao longo da cadeia de valor. Em entrevista com a Smart Planet, Fernando Souza, Vice President – Global Segments da Visa CyberSource, explica a base tecnológica desta solução e o papel que a Cybersource desempenha para possibilitar e agilizar a sua implementação. 

 

Podia começar por uma breve apresentação da Cybersource?

A Cybersource é uma plataforma de gestão de pagamentos que ajuda os comércios a aumentar as suas vendas, reduzir os seus custos operacionais e tornar fidelizar os seus clientes. 

Fazemos isso de duas formas. Primeiro, ao permitir que os estabelecimentos comerciais aceitem pagamentos online em mais de 190 países – não só cartões Visa, como também de outras marcas, bem como carteiras digitais – com uma simples integração com a plataforma Cybersource. Em segundo lugar, oferecemos serviços de valor acrescido como serviços de segurança, prevenção de fraude online e análise de dados.

A Cybersource tornou-se pioneira há 25 anos a lançar soluções para que os estabelecimentos comerciais pudessem aceitar cartões de crédito de de débito como pagamento. Em 2010, a Visa comprou-a e integrou-a no seu portfólio de soluções digitais. 

 

Qual é o papel da Cybersource na mobilidade urbana?

O uso de tecnologias contactless nos transportes é muito simples para os utilizadores, mas por detrás deste simples gesto está uma arquitetura muito complexa de implementar. Está é composta por quatro componentes. 

Em primeiro lugar, os validadores nas estações e paragens, que precisam de estar tecnologicamente preparados para aceitar pagamentos contactless. Em segundo lugar está o sistema de back office da operadora de transportes públicos, que vai calcular a tarifa com base em todas as ações do utilizador durante o dia e transformá-las numa única transação financeira, e envia para o terceiro componente – o payment gateway, que é onde entra a Cybersource. O payment gateway vai comunicar a transação ao banco adquirente, que a vai comunicar ao banco emissor do cartão para que autorize a compra.

Em suma, papel da Cybersource é fazer a conexão entre a infraestrutura dos transportes públicos e o sistema financeiro.

Para além deste papel técnico, temos também a função de reunir todos os parceiros tecnológicos necessários para que a solução seja coesa.

Assim, ao reduzir drasticamente a complexidade deste tipo de implementações, projetos que poderiam demorar anos são concluídos em alguns meses.

 

Como é que isto se traduziu para o projeto do Porto?

O projeto do Porto foi inovador por ser a primeira implementação de pagamento contactless em transportes públicos em Portugal. Fizemos uma parceria com a TIP (Transportes Intermodais do Porto), e agregámos os restantes parceiros tecnológicos – a Card4B, que fornece os validadores, o back office Littlepay, que se coneta com a Cybersource, e o banco adquirente em Portugal é a rede Reduniq. 

O nosso papel foi liderar este consórcio e gerir a implementação para garantir que fosse o mais rápida possível. Isto começou por algumas linhas específicas na cidade do Porto, e agora está planeada a implementação em outras linhas em toda a cidade. É um projeto inovador, não só para o Porto como, também para todo Portugal.

 

Já existem resultados a divulgar sobre este projeto?

Ainda não existem resultados concretos a apresentar, em parte porque ainda é cedo e em parte devido ao impacto que o COVID teve no uso dos transportes públicos. Contudo, penso que em breve iremos ter dados mais relevantes. Observando outras cidades do mundo onde implementámos este tipo de sistema, a aceitação por parte dos utilizadores é muito rápida; depende em parte do marketing e da comunicação, bem como da cultura e dos hábito, mas a experiência de utilizador é sempre uma forte motivação. 

Em Portugal, num estudo que realizámos, 44% dos inquiridos disseram que usariam mais os transportes públicos se o seu operador oferecesse pagamentos contactless, o que demonstra já um conhecimento da tecnologia. Adicionalmente, 63% dos Portugueses disserem ter pelo menos um cartão contactless na sua carteira, pelo que já estão habituados a pagar desta forma no seu dia-a-dia. Quando se aperceberem que já não precisam de ir para a fila para pagar pelo bilhete, ter entender qual é a tarifa indicada, lidar com diferentes passes e aplicações, e podem simplesmente aproximar o seu cartão de multibanco ao validador, a adesão tende a ser muito rápida.

 

Estes sistemas têm também aplicações em transportes multi-modais?

Aisto chamamos mobility-as-a-service, em que os operadores de transportes oferecem a jornada porta-a-porta de forma muito mais simples, não só em diversos transportes públicos como também em outras componentes da viagem, como portagens e estacionamento, ridesharing e inclusivamente a micromobilidade, com bicicletas e scooters, permitindo ao viajante chegar exatamente onde for preciso. 

Este é o futuro da mobilidade urbana, no qual as cidades ofereçam esta experiência integrada para os viajantes de qualquer tipo de transporte com pagamento intuitivo e simples, sem necessidades de apps e cartões específicos. 

Acreditamos, assim, que o pagamento digital contactless é o futuro.

Em termos de implementações concretas, este ainda é um conceito muito embrionário. Já existem cidades a integrar isto parcialmente, algumas já estão a expandir os pagamentos dos transportes públicos para o parqueamento ou ridesharing, mas estes são ainda projetos piloto em apenas algumas cidades do mundo.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.