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Parceria para potenciar a condução autónoma

Parceria para potenciar a condução autónoma

A Bosch e a Cariad - subsidiária do Grupo Volkswagen - estabelecem parceria para acelerar a introdução de funções de condução autónoma em todas as classes de veículos

Mais segurança e menos stress para os condutores, implementação mais rápida de funções de condução autónoma em todas as classes de veículos: a Bosch e a Cariad, subsidiária do Grupo Volkswagen, estão a colaborar para alcançar esse objetivo, e chegaram a acordo para estabelecer uma pareceria.

As empresas querem tornar a condução parcial e altamente automatizada adequada à produção em volume e, portanto, disponível para a grande maioria dos consumidores. Para os veículos vendidos sob as marcas do Grupo Volkswagen, a aliança visa disponibilizar funções que vão permitir que os condutores tirem temporariamente as mãos do volante. Mais especificamente, estas funções são sistemas mãos-livres de nível 2 para condução urbana, extraurbana e autoestrada, bem como um sistema que assume todas as funções de condução em auto estrada (SAE Nível 3). A primeira dessas funções deve ser instalada em 2023.

Para condução parcial e altamente automatizada, as duas empresas vão desenvolver em conjunto uma plataforma de software padronizada e de última geração. O objetivo é usar esta plataforma em todas as classes de veículos particulares vendidos sob as marcas do Grupo Volkswagen – e, portanto, numa das maiores frotas de veículos do mundo. Além disso, será também possível integrar todos os componentes desenvolvidos no âmbito desta parceria em veículos e ecossistemas de outras fabricantes.

 

Experiência em software e volume de produção

“Para veículos de propriedade privada, o progresso para a condução autónoma acontece um passo de cada vez. Na Bosch, trabalhamos nesse campo com sucesso há muitos anos. Juntamente com a Cariad, estaremos a partir de agora a acelerar o lançamento no mercado de funções de condução parcialmente e altamente automatizadas em todas as classes de veículos, tornando-as disponíveis para todos. Isto tornará a condução nas estradas mais segura e descontraída,” afirma o Dr. Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch. “Teremos também capacidade para oferecer as soluções que criamos a outros clientes e, dessa forma, estabelecer novos padrões.” Os dois parceiros têm o que é preciso para tornar a condução cada vez mais automatizada uma visão comum nas estradas: ambos têm décadas de experiência na produção em volume, escalabilidade e aprovação de sistemas de condução, além de experiência nas áreas de software, programação orientada por dados e inteligência artificial.

“A condução autónoma é a chave para o futuro da nossa indústria. Com esta cooperação, fortaleceremos a reputação na inovação da Alemanha. A Bosch e a Cariad vão aprimorar ainda mais a sua experiência no desenvolvimento de tecnologias pioneiras”, afirma Dirk Hilgenberg, CEO da Cariad. “Isso reforça a nossa ambição de oferecer as melhores soluções possíveis aos nossos clientes o mais rápido possível.”

 

Processamento inteligente de informações do ambiente real

Em várias localizações pertencentes às duas empresas, especialmente em Estugarda e Ingolstadt, colaboradores da divisão Bosch Cross-Domain Computing Solutions e Cariad vão trabalhar juntos para desenvolver funções de condução parcial e altamente automatizadas. Trabalhando em equipas mistas e ágeis, farão parte de uma rede global. Em momentos de pico, espera-se que os diversos módulos requeridos pelo projeto – de middleware a aplicações individuais – ocupem mais de 1.000 especialistas das duas empresas. As duas empresas já começaram a recrutar novos especialistas para trabalhar nesta parceria. O foco dos trabalhos do projeto será o desenvolvimento de software orientado a dados com base em informações de sensoriamento surround de 360 graus. Para isso, será criado um ambiente de desenvolvimento altamente inovador para registo, avaliação e processamento de dados. O ambiente também fará uso de métodos de IA.

A ideia por trás disso é simples. Quanto mais extenso o conjunto de dados do tráfego rodoviário real, mais robusto e natural pode ser o design das funções de condução parcialmente e altamente automatizadas. Isso aplica-se, por exemplo, a camadas adicionais para mapas de alta resolução para localização e orientação lateral e longitudinal de veículos. Esta parceria irá também trabalhar nessas camadas. Além disso, aplica-se igualmente a situações de condução quotidianas e aos chamados “casos de esquina” – os incidentes de trânsito que ocorrem raramente e que são especialmente complicados para um sistema resolver.

 

Processamento de informação em tempo real

“O melhor campo de teste para o desenvolvimento da condução autónoma é o tráfego rodoviário. Com a ajuda de uma das maiores frotas de veículos conectados do mundo, teremos acesso a um enorme banco de dados. Isso irá permitir-nos levar os sistemas de condução autónoma a um novo nível. Todos os nossos clientes poderão beneficiar disso”, afirma Dr. Mathias Pillin, presidente da Bosch Cross-Domain Computing Solutions. “Juntos, podemos testar funções de condução autónoma numa escala mais ampla em veículos reais e implementá-las mais rapidamente. O nosso trabalho de engenharia será feito em conjunto, com a Bosch e a Cariad enquanto equipa. Nunca houve uma aliança como esta na indústria automóvel”, reforça Dr. Ingo Stürmer, diretor de projetos da aliança na Cariad.

Isto envolve também alimentar os dados coletados em condições reais de tráfego no processo de desenvolvimento – continuamente e em tempo real. Cada quilómetro percorrido em condições reais de tráfego, e os dados coletados, avaliados e processados como resultado, significam um conjunto maior de dados e uma base melhor para tornar realidade níveis ainda mais altos de condução autónoma e colocá-los de forma segura e confiável nas estradas. Os parceiros concordaram também em analisar a possibilidade de metas e cronogramas de desenvolvimento conjunto no caminho para a condução totalmente automatizada (SAE Nível 4).

O princípio orientador por trás desta parceria em igualdade de condições é o seguinte: um dos maiores grupos automóveis do mundo e um dos maiores fornecedores automóveis do mundo corresponde a um grande avanço no desenvolvimento da condução autónoma.

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