MOB
Vila Real recebe primeiro posto de carregamento ultrarápido

Vila Real recebe primeiro posto de carregamento ultrarápido

O primeiro posto de carregamento ultrarrápido (PCUR) no concelho de Vila Real foi inaugurado dia 30 de março, integrando uma iniciativa da MOBI.E. O posto é operado pela Sunenergy e está situado na Rua das Torres das Flores

O novo posto de carregamento ultrarrápido (PCUR) para veículos elétricos foi inaugurado com a presença do Vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Vila Real, Adriano Sousa, do administrador da MOBI.E, Alexandre Videira, e do Diretor da Sunenergy, Carlos Morais.

Este é o sexto PCUR integrado no Programa de Estabilização Económica e Social, aprovado pelo Governo, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, que visa instalar um conjunto de 12 infraestruturas semelhantes e de 9 hubs (constituídos por 9 postos de carregamento de várias potências), num investimento global superior a 3 milhões de euros.

O primeiro PCUR no âmbito deste projeto foi inaugurado em Castelo Branco, em maio de 2021, seguindo-se Beja, Portalegre e Santarém, em 2022, e Palmela, já em 2023. As próximas inaugurações estão previstas ainda este ano, nos municípios de Bragança, Évora, Guarda, Portimão, Sintra e Viana do Castelo.

Luís Barroso, Presidente da MOBI.E, reforça que “a coesão territorial é também um fator muito importante para a evolução da mobilidade elétrica em Portugal. Enquanto instrumento público para o desenvolvimento da mobilidade sustentável, a MOBI.E procura antecipar investimentos na infraestrutura de carregamento no interior do país, proporcionando um crescimento mais acelerado e territorialmente mais abrangente, como forma de transmitir maior confiança ao crescente número de utilizadores de veículos elétricos. Desta forma, o Estado reforça o seu papel dinamizador do processo de transição energética em curso no setor da mobilidade”.

“Para a Sunenergy constitui um motivo de enorme satisfação poder instalar e operar um equipamento como este numa cidade geoestratégica do nosso país, em particular no centro-norte de Portugal e que tem às suas portas vias rodoviárias tão estruturantes como as autoestradas A4 e a A24, por onde circulam cada vez mais utilizadores de viaturas elétricas. É com enorme expectativa que encaramos este investimento em relação ao qual esperamos os melhores resultados”, destaca o Diretor da Sunenergy, Carlos Morais.

Com a entrada em funcionamento deste equipamento, Vila Real passa a dispor de 12 postos de carregamento e 27 tomadas.

A rede Mobi.E disponibiliza atualmente um total de 109 postos de carregamento ultrarrápido a nível nacional, geridos por diversos operadores privados. No geral, a rede de acesso público dispõe de mais de 3.350 postos de carregamento de veículos elétricos em Portugal, de várias potências (normal, semirrápido, rápido e ultrarrápido).

 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.