MOB
Volvo apela à transição elétrica

Volvo apela à transição elétrica

Durante a COP27 - Conferência para as Alterações Climáticas das Nações Unidas, que se realizou recentemente no Egito, a Volvo Cars anunciou que será um dos membros fundadores da Accelerating to Zero Coalition.

A Volvo Cars anunciou que será um dos membros fundadores da Accelerating to Zero Coalition.

O anúncio foi feito durante a COP27 - Conferência para as Alterações Climáticas das Nações Unidas, que  se realizou recentemente no Egito.

Simultaneamente, a Volvo Cars também apelou aos países para intensificarem a sua própria ação climática e assim enfrentarem a ameaça do aquecimento global.

A Accelerating to Zero Coalition é formada por um grupo abrangente de intervenientes empenhados em aumentar o ritmo da transição para a mobilidade com emissões zero e tem como base a Declaração de Glasgow sobre Veículos com Emissões Zero redigida o ano transato na COP26. Na altura, os signatários comprometeram-se a trabalhar no sentido de tornar as suas vendas mundiais livres de emissões de gases de escape até 2040, e o mais tardar até 2035 nos principais mercados (Europa, China, Japão e EUA).

A coligação pretende criar uma plataforma internacional de colaboração, para ajudar a criar as condições adequadas para impulsionar os veículos com emissões zero (como por exemplo através da eletrificação das frotas das empresas e do desenvolvimento de uma infraestrutura de carregamento abrangente)

Jim Rowan, CEO da Volvo Cars saúda a formação da coligação e a abordagem colaborativa e encoraja mais fabricantes a fazer o mesmo. A Volvo Cars tem a ambição de se tornar uma empresa exclusivamente elétrica em 2030, e pretende influenciar o ritmo de transformação da indústria automóvel com vista à sua eletrificação total.

"Os motores de combustão são tecnologia do passado e temos de os abandonar se quisermos enfrentar a maior ameaça da humanidade - as alterações climáticas". Jim Rowan

Este anúncio surgiu uma semana após o lançamento do novo modelo 100% elétrico da marca, o Volvo EX90. A empresa promete apresentar um novo modelo elétrico por ano, nos anos vindouros.

Paralelamente, a Volvo Cars juntou-se a mais de 200 empresas e organizações da sociedade civil para assinar um apelo, organizado pela We Mean Business Coalition, dirigido aos governos nacionais para aumentarem a sua ambição climática e a concretização dos seus objetivos.

Até agora, apenas 29 dos 194 países o fizeram após a COP26, apesar de se terem comprometido ao abrigo do Pacto Climático de Glasgow. O apelo deixa claro que 1,5 graus de aquecimento global é um limite e não uma meta, e que uma ação nacional urgente é essencial se o mundo não quiser ultrapassar este limite.

Adicionalmente, durante um painel de discussão organizado pela Volvo Cars, o seu diretor de sustentabilidade Anders Kärrberg também anunciou que a empresa está a apoiar a iniciativa Call on Carbon. Esta iniciativa, a que também se juntam a Inter IKEA, H&M Group, SSAB entre outros, visa incentivar os governos a introduzir um quadro político eficaz para a fixação de preços de carbono.

“Reconhecemos o papel que o preço do carbono tem na ajuda à luta contra as alterações climáticas. Ao anunciar o nosso próprio preço interno de carbono de 1.000 SEK por cada tonelada de emissões de carbono na COP26, tornamo-nos no primeiro fabricante de automóveis a implementar um mecanismo global de fixação de preços de carbono, cobrindo toda a nossa cadeia de valor. Isto pode tanto acrescentar estabilidade aos investidores, como apoiar uma transição justa para os trabalhadores e para os agricultores, famílias e comunidades que serão afetadas como resultado de tais mudanças.

Ao subscrever o Call on Carbon, estamos, mais uma vez, a demonstrar a nossa vontade de contribuir para conduzir toda a indústria rumo a um futuro mais sustentável. Temos de trabalhar urgentemente para permanecermos dentro do limite de 1,5 graus de aquecimento global.”

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.