SEGURANÇA
Bluetooth pode deixar a descoberto dados de utilizadores iOS e Microsoft

Bluetooth pode deixar a descoberto dados de utilizadores iOS e Microsoft

Uma falha na rede Bluetooth pode permitir o acesso a dados de utilizadores de dispositivos Apple e Microsoft. Ao que tudo indica, os dispositivos Android não serão afetados

Investigadores da Universidade de Boston apresentaram os resultados de um estudo que conclui que uma falha no protocolo de comunicação Bluetooth pode expor a identidade e localização dos utilizadores. Windows 10, iOS, e macOS são os sistemas operativos afetados por esta falha.

O estudo “Tracking Anonymized Bluetooth Devices” indica que muitos dispositivos Bluetooth utilizam endereços MAC ao anunciar a sua presença. No entanto, a equipa descobriu que é possível contornar a aleatoriedade desses endereços para monitorizar permanentemente um dispositivo específico.

O Bluetooth de baixo consumo, utilizado no Bluetooth 5, foi o principal foco desta investigação. Durante os testes, os investigadores montaram um testbed de dispositivos Apple e Microsoft para analisar os canais BLE e "eventos publicitários" dentro das proximidades padrão do Bluetooth.

Os identificadores podem ser incorporados num algoritmo para seguir dispositivos e contornar a aleatoriedade de endereços, fornecendo dados que os investigadores intitularam de "uma pseudo identidade secundária temporária".

Embora esta técnica funcione em sistemas Windows, iOS e MacOS, o sistema operacional Android estará imune, de acordo com a investigação, uma vez que o sistema operativo não envia continuamente mensagens publicitárias.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.