EDIFÍCIOS
A casa do futuro ao alcance de todos

Branded Content

A casa do futuro ao alcance de todos

As soluções conetadas da Legrand trazem a Casa Conectada à distância de uma simples instalação elétrica, permitindo um controlo inteligente, integrado e cômodo de todos os equipamentos elétricos sem necessidade de complexos e dispendiosos projetos de integração

Em crescente popularidade, a noção de espaços conetados e inteligentes está a tornar-se cada vez mais mainstream. Como tal, a conectividade continuará a aumentar o valor das casas, trazendo simultaneamente vantagens para os seus habitantes, ao otimizar as condições de habitabilidade, e para os promotores imobiliários, aumentando o valor das suas propriedades.

Contudo, para que isto aconteça, é necessário divorciar este conceito do domínio da domótica – complexa, dispendiosa e compatível apenas com novos projetos ou grandes retrofits. Apenas com a democratização desta tecnologia é possível tornar qualquer casa uma Casa Conectada. Foi com este propósito em mente que a Legrand disponibiliza um portfólio alargado de soluções conetadas que permitem transformar qualquer instalação elétrica numa instalação conectada de forma simples, rápida e intuitiva.

 


Casas conetadas

Tomando partido da instalação elétrica pre-existente, os produtos Valena Life with Netatmo permitem tornar a vida diária mais cómoda e conveniente, proteger as casas e poupar energia, sem necessidade de investir em retrofits complexos e dispendiosos. Instalados como simples interruptores e tomadas tradicionais, os produtos Valena Life conectam-se via Wi-Fi a uma gateway central, permitindo que qualquer equipamento controlado por tomada ou interruptor seja gerido remotamente através da App Home + Control, compatível com os principais assistentes de voz no mercado. Para além do simples controlo remoto, a App Home + Control permite programar cenários de utilização, como “Entrar/Sair” ou Deitar/Acordar”, permitindo que toda a casa – da iluminação e climatização ao mais pequeno equipamento eletrónico – seja controlada ao detalhe de forma prática e intuitiva. 

Assim, o utilizador desfruta não só de maior comodidade na sua vida doméstica, como também de um menor gasto de energia e maior paz de espírito. Com cenários pré-programados, todas as luzes e equipamentos não-essenciais podem ser automaticamente desligados quando não estão a ser utilizados, potenciando maior eficiência energética, e através da App Home + Control, um utilizador fora de casa pode garantir que todos os equipamentos estão, de facto, desligados.

A aplicação também permite navegar pelas divisões conectadas, aceder rapidamente aos cenários diários e visualizar os níveis de consumo de eletricidade no momento ou em determinado período de tempo, tanto por divisões como no total para toda a casa. Permite também receber notificações com alertas sobre eventuais anomalias em dispositivos ou excessos de carga.

 

Semelhantemente, nova gama residencial Living Now combina o melhor do design interior com a mais avançada tecnologia inteligente, transformando um simples interruptor numa verdadeira interface de controlo – seja em instalações tradicionais ou conectadas. Com uma forma compacta e distintiva, a gama Living Now oferece interruptores perfeitamente personalizáveis tanto a nível funcional como estético, e de uso altamente intuitivo, graças aos comandos com tecnologia patenteada “full-touch”, que permite executar diferentes funções ao carregar na parte superior, central ou inferior da tecla.

Para um design simples e elegante, a nova gama Living Now carece de moldura visível, com uma estrutura flutuante e flexível que garante que os mecanismos adiram perfeitamente a qualquer tipo de parede, parecendo estar “suspensos” na parede.

Para garantir a compatibilidade com qualquer design interior, a oferta de quadros da gama Living Now inclui dezasseis diferentes acabamentos, sendo também fabricados em diferentes materiais: tecnopolímeros, metal zamak e madeira.

Tal como a gama Valena Life, os produtos Living Now podem ser facilmente integrados num sistema inteligente controlado pela App Home+Control através de Ligação Wi-Fi a uma gateway central, dispondo de todas as funcionalidades anteriormente mencionadas – aliando, assim, um design estético com todas as funcionalidades de uma casa inteligente

 


Soluções conetadas para todos os espaços

No setor terciário, a Legrand oferece também a sua gama de soluções conectadas Mosaic with Netatmo, com a qual o utilizador pode controlar, no seu local de trabalho ou a sua casa, a iluminação, estores e equipamentos elétricos, seja remotamente ou localmente e por voz. 

A gama Mosaic foi concebida a pensar nas necessidades distintas de diferentes tipos de espaços:

  • Escritório – fornecer energia e dados aos utilizadores de forma a otimizar a produtividade e conforto, de forma compatível com o espaço desenhado.
  • Saúde – Limitar a proliferação de bactérias e atender às restrições dos edifícios da área da saúde, ao mesmo temos que se maximiza o conforto dos pacientes
  • Ensino – atender às necessidades de projeção, conforto e economia energética
  • Comércio – soluções atraentes e flexíveis que permitam criar diferentes ambientes de iluminação e gerir a iluminação, estores, etc de forma conveniente e eficiente

Para atender a estas diferentes necessidades, a gama Mosaic oferece soluções flexíveis e modulares que se adaptam a qualquer espaço, integrando uma gama exteça produtos desde tomadas conetadas até sensores de movimento, termostatos e módulos de controlo de iluminação e equipamentos numa única plataforma de controlo

A família de produtos Mosaic conta também com várias opções de controlo, aumentando a versatilidade e conveniência de acordo com as necessidades de cada espaço:

  • Comando local - comando geral wireless entrar/sair permite ativar e desativar imediatamente cenários personalizados de iluminação e estores.
  • Smartphone - Com a app gratuita Home + Control é possível controlar remotamente toda a iluminação, estores ou até equipamentos elétricos do espaço. Adicionalmente, permite visualizar os consumos para otimizar a economia energética e aumentar os níveis de conforto e segurança 
  • Assistentes de voz - Através de um assistente de voz como a Siri da Apple, o Google Assistant ou a Amazon Alexa, é possível controlar a iluminação, os estores, os equipamentos elétricos e mesmo alguns eletrodomésticos.

 

Conclusão

Seja no setor doméstico ou terciário, num escritório ou num restaurante, a possibilidade de controlar todos os equipamentos elétricos de forma remota, automática e unificada traz consigo benefícios para o conforto dos ocupantes, eficiência energética, conveniência e produtividade.

Com a facilidade de instalação e utilização dos seus produtos conetados, a Legrand oferece todas estas vantagens sem a complexidade e investimento inicial da domótica tradicional, permitindo que qualquer lar ou negócio desfrute de todas as vantagens da automação elétrica a uma fração dos custos associados.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.