EDIFÍCIOS
Betão ecológico reduz impacto da construção no ambiente

Betão ecológico reduz impacto da construção no ambiente

A dst sa, construtora do dstgroup, desenvolveu uma gama de betão estrutural e de betão ecológico feito à base de resíduos de construção e demolição e de subprodutos da indústria siderúrgica, que irá reduzir, drasticamente, a utilização de recursos naturais e de produtos energeticamente intensivos nas suas construções do futuro

A tecnologia industrial para a criação desta gama de betão estrutural e betão betuminoso foi desenvolvida no âmbito do CirMat (CIRcular aggregates for sustainable road and building MATerials), projeto que resulta da parceria da dst com o Instituto Superior Técnico, a Universidade do Minho e a Norwegian University of Science and Technology.

“É importante recordar que betão é o segundo bem mais consumido no mundo a seguir à água, e, portanto, se considerarmos que cerca de 80% dos materiais constituintes do betão são agregados e areias e no caso das misturas betuminosas estes materiais representam cerca de 90% do seu peso, o ganho económico e ambiental por via da redução do consumo de materiais naturais é muito substancial”, assegura Mafalda Rodrigues, responsável do projeto.  

Segundo a responsável, a dst, s.a. está apta a produzir estes materiais, no entanto, a sua utilização estará sempre dependente da aceitação por parte dos donos de obra e/ou projetistas.

“É essencial haver uma mudança de paradigma na forma como são aceites estes novos produtos que privilegiam os princípios da economia circular. Outro ponto fundamental, é haver uma cooperação entre diferentes entidades/organizações para atualização de normas, especificações e cadernos de encargos que contemplem a sua utilização”, conclui Mafalda Rodrigues.

Para testar os produtos, a dst e os parceiros criaram construções piloto onde se aplicaram os betões betuminosos com características de desgaste e de ligação, o primeiro com incorporação de mais de 60% de agregados reciclados de betão e o segundo com mais de 60% de subprodutos da indústria siderúrgica em substituição de agregados naturais.

Para o betão estrutural, executaram-se dois protótipos: um com incorporação de 30% de agregados reciclados de betão e o outro com incorporação de mais de 50% de subprodutos da indústria siderúrgica.

Este projeto permitiu criar 7 declarações ambientais de produto, que se encontram em fase de validação pelas entidades nacionais competentes para o efeito e, serão as primeiras no país para este tipo de produtos. 

É de relevo que estas declarações ambientais de produto constituem uma ferramenta voluntária de comunicação relativa ao desempenho ambiental do produto ao longo do seu ciclo de vida e permitem a realização de comparações de resultados relativos ao desempenho ambiental entre produtos com funções ou aplicações similares.

O CirMat é um projeto financiado em 85% pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu - EEA Grants, no âmbito do programa EEA Grants Ambiente, no valor aproximado de €500 mil.

Recorde-se que o projeto CirMat iniciou-se em setembro de 2020 e encontra-se agora na sua fase final, com os resultados a serem conhecidos muito em breve na NTNU, na Noruega, e apresentados a 5 de maio na dst, em Braga.

O CirMat foi, nos últimos três anos, referenciado pelos EEA Grants no âmbito do tema “Towards a more circular construction sector in Portugal” e “How the EEA and Norway Grants contribute to the EU Green Deal”.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.