EDIFÍCIOS
Comissão Eropeia anuncia as cidades finalistas do Prémio Capital Europeia da Inovação 2016

Comissão Eropeia anuncia as cidades finalistas do Prémio Capital Europeia da Inovação 2016

Já são conhecidos as nove cidades finalistas que estão na corrida ao Prémio Capital Europeia da Inovação 2016.

De um leque de 36 cidades que se candidataram, a Comissão Europeia decidiu selecionar Amsterdão, Berlim, Eindhoven, Glasgow, Milão, Oxford, Paris, Torino e Viena.

As cidades finalistas foram analisadas e escolhidas por um júri independente de especialistas, que avaliou o conjunto de iniciativas que as metrópoles têm em marcha desde Janeiro de 2012, assim como as ideias adotadas por estas para desenvolver a capacidade de inovação no futuro.

O prémio, na ordem dos 950 mil euros, visa congratular a cidade que tenha conseguido construir o melhor "ecossistema de inovação", conectando os cidadãos, as organizações públicas, o setor da educação e empresas.
O objetivo da entrega deste montante é ajudar a metrópole a expandir as suas soluções inteligentes de inovação.
Os segundo e terceiro classificados, também terão direito a um montante de 100 mil e 50 mil euros, respectivamente.

"As candidaturas para a Capital Europeia da Inovação deste ano são realmente inspiradoras. As conquistas de cada uma das cidades listadas são todas extraordinárias e vão encorajar muitas outras a investir nos seus ecossistemas de inovação. Estas cidades pioneiras demonstram o quão brilhante o futuro poderá ser", referiu Carlos Moedas, comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação.

A corrida ao Prémio Capital Europeia da Inovação 2016 começou em julho do ano passado, tendo contado com a participação de 36 cidades de 12 países. Em abril, iremos ficar a conhecer qual a metrópole que vai suceder a Barcelona, detentora do Prémio Capital da Inovação 2014.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.