EDIFÍCIOS
Dispositivos eletrónicos e luzes diretamente controlados pelos cabos de ligação

Dispositivos eletrónicos e luzes diretamente controlados pelos cabos de ligação

Uma equipa de investigadores do MIT Media Lab – no estado do Massachusetts (EUA) – anunciou a construção de cinco protótipos de cabos de ligação para dispositivos eletrónicos que permitem a regulação do fluxo de energia e o ajuste das diferentes variáveis de dados que passam através deles ao serem torcidos, dobrados, ou atados em nós

O objetivo desta tecnologia, designada com Cord UI, é tornar o controlo dos diferentes dispositivos muito mais coerente e intuitivo. A Fluid Interfaces, equipa responsável pelo seu desenvolvimento, estabeleceu uma analogia entre o funcionamento dos cabos e o modo como o fluxo de água de uma mangueira pode ser manipulado através da criação de nós e de dobras na mesma. Os referidos fios encontram-se equipados com microcontroladores e uma série de sensores ou de materiais sensíveis à pressão, que cumprem diferentes funções de acordo com as necessidades.

Um candeeiro, por exemplo, pode ver a intensidade da sua luz reduzida por meio da criação de um nó num fio com um sensor de curvatura. Outro cabo pode funcionar como interruptor graças a um fio piezoelétrico de co-polímero no seu interior, cortando a passagem de corrente através da rápida dobra do mesmo ou mesmo da pressão de um pé. O sinal de saída de um iPod pode ser por sua vez interrompido ou silenciado por processo semelhante, e a aplicação de grampos ou de outros objetos sobre o cabo de alimentação de um computador portátil induz um estado de hibernação no mesmo. Uma versão elástica dos protótipos poderá ainda permitir a rápida ejeção de discos rígidos externos de um computador com o simples esticar dos mesmos. Os investigadores preveem ainda que a cor da luz de um determinado candeeiro possa ser ajustada dependendo do número de nós espalhados ao longo do respetivo cabo.

O grupo diz há ainda alguns desafios a ultrapassar para que os Cord UIs possam chegar ao mercado mas acredita que a tecnologia vai inspirar os criadores de produtos a imaginarem novas aplicações e formas de interação.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.