EDIFÍCIOS
Ericsson coloca vídeo na cloud para otimizar experiência de TV com time-shift

Ericsson coloca vídeo na cloud para otimizar experiência de TV com time-shift

A multinacional sueca Ericsson deu recentemente a conhecer durante o NAB Show 2015, em Las Vegas (Estados Unidos), a sua solução de DVR – ou Digital Video Recorder – na nuvem: a dita apresentação surge na sequência da compra e integração da Fabrix Systems, que coloca a Ericsson com líder de marcado em cloud DVR graças a uma nova plataforma de armazenamento e processamento de vídeo

Segundo a empresa a plataforma em questão corta os custos e a complexidade enfrentados por utilizadores residenciais, reduzindo as dimensões das power boxes e disponibilizando acesso on-demand aos conteúdos e a partir de qualquer local.

O estudo Media Vision 2020 da Ericsson prevê que, até ao ano 2020, o tempo despendido no consumo de conteúdos em modelos on-demand e time-shift será aproximado ao da TV convencional. À medida que a tendência de visualização de conteúdo time-shifted se combina com a “TV Anywhere”, os prestadores de serviços de televisão deverão garantir que as suas ofertas se mantêm atualizadas, e que disponibilizam junto dos consumidores o controlo necessário para gravar e ver conteúdo de TV em direto em qualquer altura e em qualquer equipamento.

A Ericsson refere que é esta mudança no comportamento dos espectadores que a levou a lançar a sua solução aplicável a todas as plataformas QAM e baseadas em IP. Esta aplicação crucial para o mercado de consumo é alimentada pela plataforma de armazenamento e processamento de vídeo da empresa, uma infraestrutura baseada em software de elevado desempenho. A nova plataforma da Ericsson disponibiliza uma infraestrutura única já com provas dadas, que permite o aumento e a substituição de forma simplificada dos serviços prévios de TV por serviços baseados na cloud. Integra e virtualiza as capacidades de armazenamento e de processamento de tantos servidores Commercial-Off-The-Shelf (COTS) quantos forem necessários, oferecendo ganhos de desempenho e permitindo aos operadores evitarem muitas das complexidades e dos custos associados ao lançamento de novos serviços.

Ove Anebygd, Vice-presidente e Diretor da Solution Area Media da Ericsson afirma: “Os telespetadores dos dias de hoje estão mais exigentes que nunca. Querem simplicidade na descoberta de conteúdo e acesso imediato a serviços de natureza TV Anywhere, assim como conteúdo disponibilizado na melhor qualidade possível. Exigem a flexibilidade e a velocidade para se ligarem a enormes arquivos de conteúdo, e a capacidade de gravar e reproduzir o conteúdo em direto ou linear quando o desejem. Assegurar estas funcionalidades pode tornar-se num processo muito dispendioso e muitas infraestruturas mais antigas não têm a capacidade de o fazer. Os nossos clientes necessitam das mais avançadas soluções baseadas na cloud para transferirem estas funções dos ambientes domésticos para a cloud, e para permitir a diferenciação de serviços e novas eficiências. A nossa nova solução cloud DVR coloca-nos na vanguarda das capacidades e performance tecnológicas, com implementações com provas dadas junto dos mais exigentes clientes, e com 150 petabytes de capacidade de armazenamento”.

Além de estar por trás das implementações de cloud DVR com mais provas dadas de escalabilidade, a plataforma de Video Storage and Processing da Ericsson permite ainda múltiplas aplicações de armazenamento e de processamento de vídeo:


  • Arquivo de vídeo Master – Armazenamento redimensionável que assegura as capacidades de inserção, processamento e de fazer stream ubíquo de masters ou de gold copies de conteúdo licenciado.
  • Servidor Long Tail – Permite que os operadores armazenem e disponibilizem conteúdo menos popular – ou “long tail” – diretamente a partir de um sistema centralizado de storage de grandes dimensões, eliminando desta forma a necessidade de replicar arquivos inteiros na periferia da rede.
  • Servidor Dynamic Origin – Armazenamento redimensionável de elevada performance com funções de gravação, armazenamento e disponibilização.
  • Assistência para CDN (content delivery network) – Permite que os operadores expandam o seu arquivo e adaptem o stream de conteúdo over-the-top, assim como para sistemas tradicionais.
  • VOD melhorado – Melhora o desempenho, a flexibilidade e a escala nas soluções VOD.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.