EDIFÍCIOS
Harman fornece solução integrada de áudio para aeroporto canadiano

Harman fornece solução integrada de áudio para aeroporto canadiano

A empresa canadiana PJS Systems concluiu a instalação de um sistema avançado de comunicações públicas e segurança com tecnologia da Harman Professional Technology no mais recente terminal do Aeroporto Internacional de McMurray, na província de Alberta (Canadá)

O referido aeroporto tornou-se nos últimos anos um dos mais movimentados do Canadá devido ao grande aumento da produção de crude nas areias betuminosas do Athabasca – região que é servida por aquele – e que obrigou à construção de um novo terminal. O dito edifício inaugurado em junho de 2014 custou aproximadamente 258 milhões de dólares, tem 14 900 m2 de área, e pode receber 1,5 milhões de passageiros/ano: incluiu 6 portas de embarque, 2 sistemas de entrega de bagagem, 16 espaços de retalho e restauração, e balcões de 5 companhias aéreas. O sistema de comunicações públicas da Harman Professional estende-se a toda a infraestrutura. O coordenador de sistemas de IT do aeroporto, Fazle Quasha, afirma que a anterior instalação bem-sucedida de equipamentos da Harman no Aeroporto Internacional de Vancouver foi decisiva no momento de escolher a solução mais adequada para o novo terminal.

De modo a cumprir os objetivos definidos, o estabelecimento de um sistema “absolutamente eficaz no cumprimento das necessidades, mas que seja ao mesmo tempo fácil de utilizar e requeira pouca manutenção”, a administração do aeroporto McMurray e a PJS Systems articularam-se na escolha de uma solução de comunicações integrada apenas com produtos da Harman: a solução em questão baseia-se no IDX Information Delivery System, uma suite completa de harware e de software que assegura paginação de memória, música de fundo, mensagens pré-gravadas, e potencial para salvar vidas em aeroportos, infraestruturas rodoviárias, e outras aplicações comerciais.

Entre os componentes-chave do sistema contam-se o DX GBS-1 Gate Boarding System, o servidor PDC400, os controladores de áudio digital DAC-8, e as bibliotecas CS-1 de conversão texto-para-fala em inglês e em francês TTS-2. A instalação inclui também 18 estações de ecrãs táteis (mesa) BSS Audio DT720, 1 estação de ecrã tátil (prateleira) BSS Audio RM720, processadores de sinal BSS Audio signal processors, microfones AKG, e amplificadores Crown DCi Network.

Um dos requisitos fundamentais do referido sistema é poder ser controlado por uma única pessoa: Fazle pode gerir todas as zonas, ajustar os volumes, supervisionar o routing de sinais, e as restantes tarefas necessárias. De acordo com aquele responsável “a função de mapeamento dos cabos torna tudo fácil de identificar e compreender” e as estações táteis constituem uma “interface de utilizador extremamente simples e direta, embora eficaz”.

O operador deste sistema tem capacidade para direcionar áudio para qualquer parte do terminal ou – em caso de necessidade – para todas com uma “ excecional inteligibilidade do discurso” mesmo em espaços com ruído ambiente. A capacidade text-to-speech em Inglês e em Francês são bastante adequadas para uma infraestrutura bilingue. O sistema aumenta ainda o volume em 10 dB no caso da reprodução de comunicações de emergência, permitindo que todos as ouçam.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.