EDIFÍCIOS
IA já é indispensável na construção

IA já é indispensável na construção

A utilização de algoritmos e soluções como digital twins têm contribuído para a eficiência e otimização dos projetos de infraestruturas

O contexto atual tornou a transformação digital imperativa às empresas, incluindo as do setor da construção e infraestruturas. O aumento dos custos das matérias-primas, assim como da mão de obra e da energia, a escassez de pessoal e a tendência crescente para integrar a sustentabilidade na estratégia das empresas são algumas das razões pelas quais o setor está a abordar resolutamente a sua transformação digital, para além dos investimentos em software de gestão e na sua implementação de BIM (Building Information Modeling).

A evolução tecnológica trouxe novas soluções e tendências para o setor da construção e infraestruturas, que se tornaram indispensáveis para a eficiência dos projetos. 

 A implementação de gémeos digitais – uma representação virtual feita à imagem e semelhança de um produto - é, segundo os especialistas, a tendência tecnológica mais relevante para o setor. Isto porque não só aumenta o retorno de alguns dos investimentos mais comuns, como a sonorização de edifícios e infraestruturas ou as já referidas implementações BIM, como também permite ir mais longe na melhoria da eficiência operacional.

Os gémeos digitais também permitem a colaboração em tempo real entre todos os agentes envolvidos no ciclo de vida de um ativo: proprietário, construtor, operadores, subcontratantes e investidores. Um ecossistema comum é fundamental para poder adotar as normas e as melhores práticas do setor, aumentando assim a eficiência das operações.

Por outro lado, a informação recolhida pelos sensores tem-se revelado fundamental para a normalização e modernização dos processos da indústria. Esta solução permite otimizar as operações de manutenção, possibilitando cenários de redução de custos, desde a limpeza e desinfeção de salas de utilização recente até à mitigação de riscos através da deteção precoce.

Esta otimização no funcionamento das infraestruturas reduz tanto a quantidade de materiais e recursos utilizados como o número de deslocações, dois dos aspetos fundamentais para melhorar a pegada de carbono associada ao ciclo de vida de um bem.

Por último, a inteligência artificial também impulsionou a transformação digital do setor, uma vez que os especialistas estão a observar diferentes utilizações da inteligência artificial em grandes operações de construção. Um exemplo é a geração de algoritmos para a deteção de padrões e a otimização de processos. Há também casos de utilização mais específicos, como a incorporação do reconhecimento de imagens para a inspeção de edifícios e infraestruturas, associando automaticamente e com precisão possíveis incidentes ou anomalias ao gémeo digital, otimizando mais uma vez o tempo e os recursos necessários.

A transição digital veio para ficar no setor das infraestruturas. Os benefícios de soluções como a Inteligência Artificial ou os gémeos digitais foram demonstrados, não só em termos de custos, mas também em termos de obtenção de uma execução de maior qualidade, mais eficiente, sustentável e mais simples”, considera Pablo Meijide, diretor de Infraestruturas, Construção e Real Estate da Stratesys, em comunicado.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.