EDIFÍCIOS
Iluminação Inteligente tem o potencial de reduzir os custos em 90%

Iluminação Inteligente tem o potencial de reduzir os custos em 90%

As arquiteturas da Internet of Things (IoT) estão a potenciar rapidamente o smart lightning, de acordo com a empresa mundial de estudos de mercado, Gartner, Inc. A Gartner prevê que a base instalada de iluminação inteligente possa crescer de 46 milhões de unidades em 2015 para 2,5 mil milhões em 2020. Em 2014, a Gartner calculava em 27 milhões de metros quadrados a superfície comercial que utilizava algum tipo de tecnologia, smart lightning. Este numero deverá dobrar já em 2015.

A definição de smart lightning, para a Gartner, é um sistema de iluminação ligada em rede de dados que pode ser monitorizada e controlada a partir de um sistema centralizado ou a partir de um sistema em Cloud.

“A iluminação solid-state (LED) inteligente em edifícios de escritórios e instalações industriais tem o potencial de reduzir os custos de energia em 90 por cento. No entanto, para atingir esta redução de custos é preciso mais do que apenas instalar LED", afirma Dean Freeman, vice-presidente de investigação da Gartner. "Para atingir com sucesso um menor custo de energia elétrica, além de conseguir melhorar a segurança e o ambiente de escritórios e espaços comerciais, os gestores e projetistas de iluminação terão de implementar cinco fases estratégicas de iluminação inteligente: (1) Iluminação LED 2, (sensores e controlos), (3) conetividade, (4) análise (5) inteligência”.

Só a implementação de todas as cinco fases irá garantir o mais alto nível de sucesso na redução dos custos de iluminação e acelerar a adoção de soluções de iluminação inteligentes. Com estas soluções, os fornecedores de iluminação inteligente serão capazes de alavancar o impacto dos dados obtidos pelos sensores, o que permitirá fazer analytics com a IoT.

”Os custos do solid-state lighting (SSL) estão agora num ponto em que é convincente implementar apenas a iluminação", diz Freeman. "A economia de energia até 50 por cento tem sido verificada em muitas instalações, e é fácil substituir sistemas incandescentes ou de lâmpadas de descarga num armazém. Numa instalação baseada em lâmpadas fluorescentes, a redução de custos até 25 por cento pode ser facilmente atingida, juntamente com uma considerável economia de manutenção da iluminação”.

No entanto, a maioria das novas instalações de iluminação exigem alguma forma de sensores de controlo, que levam alguns a avançar até à automatização do sistema. Ligar os controlos da iluminação através de uma rede permite geri-la de forma centralizada, dando ao proprietário do edifício a capacidade de analisar os padrões de iluminação e melhorar ainda mais os custos de iluminação. A maioria das instalações está a parar nesta fase. Se o fornecedor de iluminação permite que o proprietário do edifício pare na Fase 3, o valor de análise é perdida.

Se o fornecedor de iluminação for capaz de persuadir o proprietário do edifício para se avançar para a Fase 4, com monitorização na Cloud, os gestores de edifícios podem potencialmente gerir várias operações de iluminação a partir de um ponto central, comparando o uso de energia ao longo do tempo e entre os edifícios. Se ferramentas de analytics forem adicionadas ao sistema, os fornecedores podem demonstrar a utilização de iluminação em comparação com ocupação e, consequentemente, podem recomendar aos seus clientes programas de iluminação que podem reduzir os custos e ainda reforçar a segurança e melhoria da ergonomia ambiente para os ocupantes dos espaços.

Em muitos casos, uma implementação de iluminação inteligente vai acabar na Fase 4, em que qualquer ser humano ou computador vai olhar para os dados gerados pelos sensores e controlos e identificar anomalias no padrão de energia. A última palavra em iluminação inteligente seria um resultado do sistema analítico olhar para os dados e criar alguns modelos preditivos que permitam ao sistema de iluminação aprender e tornar-se ainda mais inteligente. Além disso, a criação de iluminação como um serviço (LaaS) permitiria que o fornecedor da solução de iluminação realizasse a manutenção e o mantivesse atualizado, enquanto minimiza o impacto financeiro da iluminação inteligente. A Gartner espera que a iluminação inteligente continue a crescer, o que fará surgir fornecedores de LaaS.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.