EDIFÍCIOS
Iluminação LED inteligente chega a Los Angeles

Iluminação LED inteligente chega a Los Angeles

A multinacional Philips anunciou um plano com vista à interligação de 110 000 cadeeiros LED de rua na cidade de Los Angeles (Califórnia, Estados Unidos) por meio da sua nova tecnologia plug-and-play CityTouch. Este sistema, que é alegadamente bastante rápido e fácil de instalar, permitirá monitorizar e controlar a iluminação pública da referida metrópole através da web

Aquela companhia sedeada em Amsterdão encontra-se já envolvida em diferentes projetos para a reconversão da iluminação de grandes cidades – entre os quais o de Madrid, descrito como o maior do seu género a nível mundial. A própria tecnologia CityTouch é usada em 262 projetos espalhados por um total 31 países. A cidade de LA será porém a primeira iniciativa em que o sistema se ligará diretamente a cada luminária LED individual através do seu nodo conetor CityTouch. Este recorre a um chip móvel que pode ser aplicado nos candeeiros LED já instalados – independentemente do fabricante – de modo a identificá-los e ligá-los em rede. A facilidade intrínseca de instalação da já referida tecnologia reduz o tempo e os custos de programação e comissionamento das luminárias, e diminui também os custos de manutenção dos ditos esquipamentos em perto de 20% ao elaborar e enviar automaticamente relatórios de falhas para a entidade responsável – nesta situação o Bureau of Street Lighting de Los Angeles.

O CityTouch possibilita aos operadores da rede controlarem a iluminação de uma cidade, tanto ao nível de candeeiros individuais como de grupos/zonas, graças ao simples acesso a um portal seguro por meio de um browser de web. Este sistema utiliza visualizações com base em mapas, tabelas, e diagramas de forma a informar sobre a quantidade de energia elétrica consumida por determinadas luzes ou conjuntos de luzes, e qual a duração prevista de vida das mesmas. A plataforma também permite regular variáveis como o brilho e a temporização da ligação dos candeeiros: as luminárias situadas em esquinas – por exemplo – podem ser configuradas com uma intensidade superior à das restantes, e conjuntos de candeeiros ajustados às necessidades de eventos públicos.

O processo de instalação do sistema será levado a cabo por fases, tendo arrancado este mês de abril em Los Angeles.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.