EDIFÍCIOS
Indra e Tedial em parceria para gestão multimédia

Indra e Tedial em parceria para gestão multimédia

O modelo da Indra e da Tedial permite aumentar a eficiência na gestão de conteúdos de vídeo, o que pode implicar importantes poupanças, com melhores condições de segurança, eficiência e acesso à informação

A Indra, internacional de consultoria e tecnologia, assinou um acordo de colaboração com a Tedial, líder de soluções de gestão de media, com o objetivo de oferecer uma solução para a gestão de ativos audiovisuais através do seu serviço na nuvem. Este acordo posiciona ambas as partes como líderes em serviços MAM (Media Asset Management) na nuvem, facilitando a meios como a rádio, a imprensa ou portais formativos um controlo de excelência dos seus conteúdos, maximizando assim a sua eficiência e o benefício empresarial.

Deste modo, a Indra oferecerá serviços de gestão de media através da plataforma na nuvem que utiliza a tecnologia da Tedial, e que está testada nos clientes mais importantes do sector audiovisual, sendo considerada a tecnologia mais avançada deste sector profissional.

Por sua vez, o serviço na nuvem MAM da Indra, Indra MAMinCloud, permite a gestão do ciclo de vida dos activos multimedia em modo SaaS, e está desenhada para a gestão de conteúdos audiovisuais; proporciona também acesso a uma ferramenta de suporte que evita perdas e facilita a captura, transcodificação, catalogação, documentação, armazenamento, procura, recuperação, visualização ou difusão de conteúdos, entre outras capacidades.

Vantagens que aumentam a difusão

A integração de ambas tecnologias tornou possível a criação de um modelo único no mercado que trás grandes benefícios e uma redução de 46% de investimento em áreas como infraestrutura, a manutenção ou a gestão do número de utilizadores. A tudo isto acresce a sua prevenção e maior segurança para evitar perdas de ativos, redução de custos graças à sua eficácia e eficiência operativa, e um melhor acesso à informação, facilitando pesquisas rápidas e a partilha de arquivos.

A nível operacional, as principais vantagens do produto são a sua capacidade de escalabilidade, devido ao seu desenho modular, assim como os seus serviços integrados de arquivos digitais (os Web Services API), que facilitam a sua eventual integração com outros sistemas, convertendo-a numa proposta aberta, flexível e muito funcional.

A solução não só oferece uma gestão completa de todos os activos audiovisuais e multimédia como também contempla outras funcionalidades úteis, tais como:

  • Potentes motores de busca;
  • Visualizações em baixa resolução;
  • Criação de storyboards e cópias;
  • Interface gráfica que permite procurar em todos os campos de metadados;
  • Navegação por departamentos e entidades;
  • Suporte dos formatos de media mais alargados;
  • Possibilidades de previsualização com anotações do timeline e etiquetagem, ferramentas e produção e gestão de listas de edição (EDL);
  • A categorização de arquivos relacionados;
  • Ou a sua compatibilidade total com o standard CMIS, que permite a diferentes sistemas de gestão de conteúdos inter-operar através da Internet.

 

A proposta da Indra e da Tedial pretende dar resposta às alterações de conteúdo que se verificaram nos meios de comunicação com o aparecimento das novas plataformas digitais. Não são só as televisões que estão a mudar os seus modelos de negócio e a sua forma de se relacionarem com as audiências, também outros canais, como a imprensa ou a rádio, que habitualmente não produziam conteúdos audiovisuais, perceberam a necessidade de recorrer a estes no âmbito digital para poder alcançar uma maior quota de mercado e compensar a paulatina perda de interesse por parte dos utilizadores. O mesmo acontece com os promotores ou portais de formação online onde o material audiovisual se converteu num elemento de valor para os alunos e um recurso necessário de diferenciação sobre a restante concorrência. 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.