EDIFÍCIOS
Lidl moderniza sede com apoio da Cisco

Lidl moderniza sede com apoio da Cisco

Com as mais avançadas tecnologias da Cisco, o edifício da Lidl Portugal destaca-se pela sua eficiência energética e sustentabilidade através da optimização e gestão centralizada de todos os seus sistemas e redes.

A cadeia de supermercados Lidl inaugurou em 2015 uma nova sede em Portugal. A edificação de uma sede mais moderna e inteligente foi possível também graças à implementação da arquitetura Cisco Unified Access.

Localizada no Linhó, concelho de Sintra, a sede do Lidl conta com uma área total de mais de 40 mil metros quadrados, onde está inserido um edifício composto por duas torres com quatro pisos cada. O complexo integra ainda, além das áreas de trabalho e salas de reunião, um conjunto de infraestruturas e serviços que dão apoio aos mais de 5.000 colaboradores que trabalham no Lidl Portugal, não só na sede como nos vários entrepostos espalhados pelo país.

Com as mais avançadas tecnologias Cisco nas áreas de Mobilidade, Colaboração, Data Center e Redes Empresariais, a nova sede destaca-se pela garantia de alta eficiência energética e ambiental. Este fator alavanca a mobilidade e produtividade dos colaboradores, mas também pela gestão centralizada e inteligente de sistemas distintos em cada localização.

As diversas soluções implementadas combinam hardware, software e serviços por forma a potenciar um ambiente inovador, enriquecendo assim a experiência de todos os que utilizam este novo espaço.

Rede Otimizada Cisco

Um dos objetivos do projeto foi a otimização e melhoria da capacidade de rede. A Cisco desenhou uma abordagem de acesso convergente, potenciando a mobilidade através da infraestrutura wireless. Os três grandes pilares desta abordagem foram:

  • Cisco One Policy: com uma plataforma centralizada de políticas comum para toda a rede Cisco Identity Service Engine (ISE) é possível obter uma ampla visibilidade (wired / wireless e acesso remoto), simplificando a conceção e implementação de políticas de gestão e segurança.
  • Cisco One Management: simplificação de gestão e operação de rede. Com a Cisco Prime™ Infrastructure o Lidl conseguiu obter não só a visibilidade numa plataforma central, como também a gestão integrada do ciclo de vida dos equipamentos e monitorização dos serviços disponibilizados pela rede.
  • Cisco One Network: convergência das redes com e sem fios numa infraestrutura unificada simples, inteligente, com consistência operacional, escalável e aberta. Através desta abordagem a Cisco garante também que a infraestrutura wireless tem as mesmas características de resiliência e escalabilidade que uma rede com fios, garantindo que o tráfego gerado pelos endpoints possa ser controlado e otimizado no extremo da rede – com base nas políticas de rede e segurança aplicadas.

Mobilidade e Colaboração ao Serviço da Produtividade e do Negócio

O Lidl Portugal pretendeu adaptar-se à nova era digital, criando um ambiente de trabalho colaborativo e inovador, com a flexibilidade necessária para responder às novas exigências de negócio, ao mesmo tempo que retém talento. Através das Soluções de Mobilidade Cisco implementadas na sede, o Lidl Portugal pretende não só potenciar a inovação, mas também garantir maior mobilidade e uma melhor experiência de utilizador junto dos seus colaboradores. 

  • Cisco Connected Mobile Experience (CMX): facilita experiências móveis personalizadas e diferenciadas, com base na conetividade móvel e na analítica (informação em tempo real com base na localização)
  • Telepresença: pensada para melhorar a produtividade dos seus colaboradores e reduzir custos, a solução de Telepresença da Cisco oferece ao Lidl colaboração face-to-face, através de sistemas de conferência e salas customizadas criando assim uma experiência imersiva.
  • Cisco TelePresence MX800; MX300, MX200 e Sx20 – terminais de vídeo com design integrado de fácil instalação e utilização, ecrãs de 42 polegadas que suportam vídeo até 1080p30 e 720p60.
  • Cisco Telepresence Management Suite (TMS) – controlo e gestão integrada dos serviços de telepresença e conferência. Esta implementação permite que o Lidl aumente a produtividade e reduza os custos, maximizando assim o retorno do investimento.

Data Center de Última Geração

As atuais exigências tecnológicas acarretam grandes desafios, sobretudo quando nos referimos a Data Center. No caso concreto do Lidl Portugal, a Cisco propôs a implementação de uma família de dispositivos Nexus7K/2K e 1000V, por forma garantir uma resposta atempada com garantias de fiabilidade, resiliência e escalabilidade críticas para o negócio:

  • Nexus – A rede do Data Center do Lidl Portugal é suportada através de uma arquitetura Cisco Nexus-Unified Fabric. Com estes switches modulares (Cisco Nexus 7000), é disponibilizado um conjunto completo de recursos com base em OS Cisco NX-OS. Estes equipamentos permitem elevada densidade de portas 10, 40 e 100 Gigabit Ethernet.

Soluções de Segurança

Com o recurso às Soluções de Segurança Cisco, é possível sustentar o desenvolvimento do negócio Lidl assente numa rede altamente fiável e segura.

O recurso a ferramentas de visibilidade e controlo permite garantir a disponibilização da informação necessária para uma gestão da atividade de rede em tempo real e em conformidade com os mais altos padrões de segurança, necessários ao suporte da atividade do Lidl.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.