EDIFÍCIOS
Nova tecnologia abre caminho a janelas conversíveis em ecrãs LCD

Nova tecnologia abre caminho a janelas conversíveis em ecrãs LCD

Um grupo de investigadores da Pusan National University, na Coreia do Sul, desenvolveu um protótipo de persiana avançada que permite às janelas de vidro passarem de um estado transparente para um estado opaco em menos de 1 milissegundo – avanço que poderá ser a chave para ecrãs que se tornam translúcidos com o premir de um botão

A maioria dos atuais ecrãs transparentes tem como base díodos emissores de luz orgânicos (OLEDs). Idealmente, tais ecrãs seriam completamente transparentes quando desligados, e totalmente opacos durante o seu funcionamento – evitando deste modo que os elementos por detrás deles perturbassem a qualidade da imagem. Os pixéis dos ecrãs OLED de tipo translúcido são formados por um componente transparente e por um componente emissor de luz, mas a parte transparente encontra-se sempre aberta ao substrato de fundo – o que tende a dificultar a visualização. A solução passa por usar “persianas” microscópicas que bloqueiam a luz e tornam o ecrã opaco quando está ligado. No entanto os dois géneros de sistemas criados até ao momento, baseados respetivamente na dispersão e na absorção da radiação luminosa, têm a desvantagem de não serem totalmente opacos ou de não gerarem a cor negra: também são pouco eficientes em termos energéticos – precisando de corrente elétrica para se manterem translúcidos – e demoram muito tempo a ligar e desligar.

A equipa liderada por Tae-Hoon Yoon conseguiu resolver a maior parte destes problemas, tendo recentemente apresentado uma tecnologia que combina as persianas de dispersão e de absorção de luz num só dispositivo com o recurso a células de cristais líquidos à base de corantes dicroicos. A luz, representada por linhas vermelhas na imagem acima, começa por ser dispersa por uma rede de polímeros e é a seguir absorvida pelos corantes que estão por sua vez rodeados pelos elétrodos: quando a energia elétrica é aplicada a estes últimos, as moléculas de corantes alinham-se com a luz incidente, dispersando-a e tornando o ecrã totalmente opaco. Inversamente, quando a energia elétrica é desligada as ditas moléculas são alinhadas perpendicularmente aos elétrodos e tornam o ecrã translúcido. As persianas podem ser ativadas através de um campo elétrico, permitindo-lhes ser ligadas/desligadas em menos de 1 milissegundo, e requerem energia elétrica apenas para se tornarem opacas (mas não para permanecerem transparentes).

Yoon e os seus colegas pretendem agora desenvolver uma versão biestável do dispositivo que consuma energia elétrica apenas durante o processo de transição de estados, algo que será instrumental para a comercialização de ecrãs transparentes.

Os resultados deste trabalho foram recentemente publicados na revista AIP Advances.

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.