EDIFÍCIOS
Nova tecnologia impulsiona a sustentabilidade na construção

Nova tecnologia impulsiona a sustentabilidade na construção

Uma tecnologia industrial que permitirá criar uma gama de betão estrutural e betão betuminoso inovador, fabricado a partir de resíduos da construção e de subprodutos industriais inovadores, vai mudar o paradigma da construção em Portugal em matéria ambiental, anunciou hoje a dst, construtora do dstgroup

Uma tecnologia industrial que permitirá criar uma gama de betão estrutural e betão betuminoso inovador, fabricado a partir de resíduos da construção e de subprodutos industriais inovadores, vai mudar o paradigma da construção em Portugal em matéria ambiental, anunciou hoje a dst, construtora do dstgroup.

O objetivo da dst é reduzir ao mínimo a utilização de recursos naturais e produtos energeticamente intensivos nas suas construções do futuro, substituindo-os por materiais inovadores, graças a uma tecnologia pioneira que está a desenvolver, desde 2020, no âmbito do CirMat (CIRcular aggregates for sustainable road and building MATerials) que resulta da parceria da dst com o Instituto Superior Técnico, a Universidade do Minho e a Norwegian University of Science and Technology.

“Só desta forma poderemos reduzir drasticamente a utilização no setor da construção de recursos naturais e produtos energeticamente intensivos, potenciando a reintrodução de resíduos e subprodutos na cadeia de valor da dst”, assegura Mafalda Rodrigues, responsável do projeto.  

O projeto envolve ainda a criação de todos os processos de fabrico associados à escala industrial, bem como a elaboração de Declarações Ambientais de Produto que permitem demonstrar, de forma inequívoca, a mitigação dos impactos ambientais relacionados com os produtos desenvolvidos, ao longo do seu ciclo de vida.

O CirMat é um projeto financiado em 85% pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu - EEA Grants, no âmbito do programa EEA Grants Ambiente, no valor aproximado de €500 mil.

“Com este projeto queremos implementar uma mudança de paradigma no setor da construção aplicando os princípios da economia circular. A construção é considerada uma das indústrias que mais contribui para as emissões de gases de efeito estufa, e é urgente mudar esta realidade. Só assim conseguiremos ter harmonia e equilíbrio entre a natureza e a atividade humana”, conclui Mafalda Rodrigues.

Recorde-se que o projeto CirMat iniciou-se em setembro de 2020 e encontra-se agora na sua fase final, com os resultados a serem conhecidos muito em breve na NTNU, na Noruega, e apresentados a 5 de maio na dst, em Braga.

O CirMat foi, nos últimos três anos, referenciado pelos EEA Grants no âmbito do tema “Towards a more circular construction sector in Portugal” e “How the EEA and Norway Grants contribute to the EU Green Deal”.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.