EDIFÍCIOS
Novas lâmpadas LED energeticamente eficientes para áreas perigosas

Novas lâmpadas LED energeticamente eficientes para áreas perigosas

A R. STAHL – uma especialista no setor de componentes elétricos resistentes a explosões sedeada em Waldenburg (Alemanha) – lançou no mercado dois modelos de lâmpadas tubulares compactas à base de díodos emissores de luz. Os produtos especificamente pensados para o uso em atmosferas explosivas são uma alternativa aos tradicionais LEDs lineares

As referidas lâmpadas 1/21 e 1/22 têm um diâmetro de apenas 55 mm – ocupando menos de metade do espaço requerido pelas convencionais luminárias lineares, e apresentando um peso 50% inferior aos destas. A caraterística mais notável da nova gama 6036 é no entanto, segundo a empresa alemã, a sua extraordinária eficiência energética: 30 encaixes de lâmpadas tubulares à base de LEDs com 4 m de comprimento garantem por exemplo uma iluminação de aproximadamente 500 lx. Isto em condições normais exigiria 35 luminárias lineares com duas lâmpadas fluorescentes de 36 W cada, ou 48 unidades tradicionais de tipo caixa adaptadas com LEDs. As novas lâmpadas da R. STAHL consomem no entanto perto de metade da energia destas – com um consumo de energia específico por cada 100 lx de apenas 1,5 W/m2 que garante enormes poupanças relacionadas com custos de funcionamento: estas podem ir de pouco menos de 20% até mais de 50%, dependendo da solução que os produtos substituírem e do período de tempo de utilização.

Os encaixes de lâmpadas tubulares podem ser operados numa amplitude térmica bastante ampla – dos 40 aos 60º C – e o facto de estarem virtualmente isentos de manutenção permitem o uso destas para diversos fins, desde iluminação geral de divisões até à iluminação de máquinas. O seu desenho estreito também possibilita a instalação das lâmpadas em locais com um difícil alcance. A duração média de vida dos produtos é superior a 80 000 horas, mesmo com temperaturas ambientes acima dos 60º C.

As unidades à prova de vibração estão protegidas pelas classes IP66/IP67 por predefinição, o que lhes dá uma excelente adequabilidade para aplicações marítimas. Além dos certificados ATEX e IECEx, incluem também certificados para muitos mercados principais (GOST, Gazpromnadzor, UL do Brasil, GL).

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.