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Novo ecrã OLED da LG funciona como íman de frigorífico

Novo ecrã OLED da LG funciona como íman de frigorífico

A companhia sul-coreana LG Display apresentou no passado dia 19 de maio um protótipo de ecrã de televisão com tecnologia OLED – ou díodo emissor de luz orgânico – que pode ser facilmente fixado a um tapete magnético na parede ou descolado do mesmo. A referida apresentação teve como objetivo salientar a estratégia de aposta da multinacional do setor eletrónico nos sistemas OLED ao longo dos próximos anos

O recém-divulgado ecrã OLED “papel de parede” com 55 polegadas de espessura tem 55 polegadas de diagonal, mas somente 0,97 mm de espessura e 1,9 kg de peso. Em termos de comparação, o atual modelo OLED de referência da empresa com 55 polegadas é mais de quatro vezes mais espesso (4,3 mm). O novo equipamento é igualmente flexível, o que facilita bastante o processo de colocação e descolagem do mesmo.

Os principais concorrentes da LG no setor, nomeadamente a Samsung e a Sony, parecem ter abandonado em grande parte o desenvolvimento da tecnologia OLED, e estão em vez disso a concentrar os seus esforços na próxima geração de sistemas LCD – os designados pontos quânticos. Mas o diretor da LG Display para a divisão de OLEDs, Yeo Sang-deog, confirmou contudo durante o recente evento em Seoul que a companhia deverá continuar a aumentar a produção de produtos OLED durante 2015 em resposta à procura por parte dos clientes. Embora a LG Display forneça painéis OLED para várias companhias, a sua principal cliente é a LG Electronics – outra das subsidiárias da multinacional LG.

A LG começou este ano a comercializar painéis OLED com 55, 65, e 77 polegadas – que foram demonstrados durante a CES 2015 – mas de acordo com Yeo a companhia deverá lançar no mercado um ecrã com 99 polegadas no prazo de um ano. O referido responsável também revelou que a LG continuará a investir em dispositivos transparentes e passíveis de serem enrolados, acrescentando ainda que a melhoria do desempenho desta tecnologia é crucial para o cumprimento dos seus objetivos de venda de 600 000 ecrãs OLED durante este ano e de 1,5 milhões de ecrãs em 2016.

A LG não revelou se pretende comercializar o novo protótipo.

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