EDIFÍCIOS
Panasonic inaugura o seu primeiro smart building

Panasonic inaugura o seu primeiro smart building

A nova sede da Panasonic Enterprise Solutions constitui não só um edifício smart de grande sustentabilidade como também parte de um projeto mais alargado da empresa para melhoramento da cidade de Denver.

A Panasonic inaugurou o seu primeiro edifício de escritórios smart na nova sede da Panasonic Enterprise Solutions em Denver, Colorado.

Panasonic Enterprise Solutions é um ramo de tecnologia da Panasonic, e tem estado sediada em Newark, New Jersey, até as suas necessidades ultrapassarem as capacidades da localização e uma busca por uma nova sede em 25 cidades encontrar uma solução em Denver. Em 2018, haverão 350 funcionários na sede em Denver, a qual faz parte de uma secção ecologicamente sustentável de 160 hectares de um novo projeto chamado Peña Station Next.

O primeiro edifício do centro de operações foi aberto dia 12 de Setembro.

A Panasonic está a desenvolver soluções smart city que irão fazer parte de não só Peña Station como outras áreas na zona de Denver, incluindo soluções de iluminação, parqueamento, wi-fi comunitária e digital signage, de acordo com George Karayannis, Vice Presidente da iniciativa CityNOW da Panasonic.

A sede irá produzir mais energia do que consome, como resultado de energia solar e estratégias de eficiência energética como iluminação LED e ar condicionado VAV. O sistema de automação do edifício está integrado com o ar condicionado, iluminação, quadros elétricos e sistema de controlo de bateria, permitindo uma compensação automática no consumo elétrico se o nível de bateria estiver baixo e não houver suficiente energia solar disponível, garantido que cargas críticas continuem online mesmo durante cenários de perda de energia desastrosos, explica Michael Hess, Vice President Of Smart And Sustainable Buildings da Panasonic.

Outras funcionalidades da nova sede incluem uma poupança de água de 40% graças a torneiras, chuveiros e autoclismos de baixo fluxo, acesso facilitado a métodos de transportação alternativos e à linha metropolitana de comboios, estacionamento de bicicletas e duches para encorajar os funcionários a pedalar para o trabalho, estações de carregamento de veículos elétricos, e telhados refletores para reduzir o efeito de ilha de calor urbana.

Denver ganhou a Dallas, o outro finalista na escolha de localização para o projeto da Panasonic, em parte devido ao clima político aberto da cidade que “põe de parte a política e permite trabalhar para uma cidade smart sustentável,” afirma Jarrett Wendt, Vice President Of Strategic Initiatives And Business Development da Panasonic. “Denver é a cidade mais aberta e disposta a introduzir novas tecnologias. Têm sido muito flexíveis. São diferentes da maioria das cidades.”

Outros projectos da iniciativa CityNOW incluem uma linha de comboios que abriu no dia 22 de Abril. Começa no centro da baixa de Denver e acaba no aeroporto, com sete paragens, incluindo Penã Station. O projeto CityNOW inclui uma parceria com a Xcel Energy para desenvolver uma micro-rede elétrica para o aeroporto, com uma instalação de painéis solares de corrente alternada para fornecer a rede e garantir energia de reserva. Irá ficar operacional até ao primeiro trimestre de 2017. Luzes de rua LED em Peña Station são alimentadas a energia solar, e a sua intensidade varia de acordo com o tráfego pedestre. Os postes alojam também câmaras de segurança HD para um ambiente mais seguro.

A Panasonic é um dos investidores em Peña Station. “Faz parte da nossa estratégia de progresso investir nestes grandes desenvolvimentos icónicos,” afirma Karayannis, acrescentando: “A cidade está a utilizar Peña Station como um banco de ensaio tecnológico, e nós podemos ajudá-los a construir um caso de uso.”

Evan Dreyer, Deputy Chief of Staff do Mayor de Denver, atesta que a Panasonic tem ajudado a cidade a focar-se e trabalhar em projectos smart city ao reunir agências de estados e cidades diferentes.

“A Panasonic trouxe algum foco para as questões complicadas com que nos estamos a debater e que estamos a tentar levar para a frente. Tudo desde sustentabilidade e energia a habitação. Não estão apenas focados no seu próprio projeto específico. Têm uma visão global muito mais abrangente de como inovar e usar tecnologia para melhorar a qualidade de vida em todo o lado. Uma das partes mais gratificantes desta parceria é mesmo esta perspectiva mais abrangente. Eles têm uma visão muito mais abrangente devido ao que são e onde estão no mundo do que nós temos aqui em Denver.”

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.