EDIFÍCIOS
Phillips Lighting – Para lá dos grandes projetos

Phillips Lighting – Para lá dos grandes projetos

A Philips Lighting apresenta a Philips InterAct Office, uma oferta de iluminação conetada wireless para escritórios comerciais. Disponível como produto ou as-a-service, a solução é indicada para pequenas renovações, bem como organizações para as quais soluções PoE não são financeiramente viáveis.

O novo sistema Philips InterAct Office incorpora sensores e chips de comunicação ZigBee dentro de instalações LED de teto, e reduz o consumo de energia ao controlar as luzes de forma mais inteligente. Sensores como detectores de movimento acendem, apagam, aumentem e diminuem a iluminação conforme necessário, e os utilizadores podem pré-programar – ou "comissionar" – grupos de luzes para responder de certas maneiras a determinadas situações. Podem também controlar diretamente as luzes via ZigBee a partir de dispositivos móveis.

O sistema de iluminação inteligente permite uma gestão remota e central de pisos ou grupos de edifícios: os operadores podem visualizar os esquemas de iluminação, o consumo de energia, a ocupação de salas, etc, num painel suportado pela cloud da Amazon, e então decidir se e como alterar os esquemas de iluminação, ou até mesmo reatribuir espaço. A informação viaja entre as luzes e o servidor da cloud através de uma combinação de hops de Internet com e sem fios.

"A poupança de energia é apenas a ponta do iceberg", afirma Emmanuel Sabonnadiere, CEO do grupo de negócios profissional da Philips Lighting, que tem como alvo ambientes comerciais e exteriores. “O nosso modelo Light as-a-Service permite que os clientes se concentrem nos seus negócios, enquanto a informação proveniente de sensores nas instalações lhes fornece insights exclusivos sobre o uso de energia e espaço de escritório de forma a aumentar a eficiência operacional."

A empresa observou que a InterAct poderia atrair muitos mais gerentes de infraestruturas, porque é mais adequado para pequenos projetos de renovação, que representam a maior parte das oportunidades no mercado de escritórios comerciais, em comparação com as instalações elétricas mais complicadas, disruptivas e dispendiosas envolvidas no PoE.

Na iluminação PoE, tanto a eletricidade como os dados são transportados pelo cabo Ethernet. Uma das suas principais vantagens é que pode cortar custos elétricos em edifícios novos e em grandes renovações, eliminando o cabeamento elétrico tradicional e os custos de manutenção associados. O cabo Ethernet, conhecido por transportar dados, é capaz de suportar eletricidade a muito baixa tensão, o que é compatível com as necessidades energéticas reduzidas dos LEDs.

"A solução PoE que temos é direcionada especificamente para grandes renovações de escritórios em que refazem toda a canalização elétrica e substituem os tetos e por aí em diante; e é ideal para novos edifícios," explica um porta-voz da Philips. "Em contraste, o Philips InterAct Office foi projetado para reequipar escritórios existentes, que constituem a grande maioria dos projetos de iluminação de escritórios em todo o mundo".

No entanto, embora o PoE ofereça uma largura de banda de dados superior e controlo mais sofisticado, o pacote sem fios poderia ser suficiente para muitos escritórios.

A Philips oferece o InterAct Office como serviço a fim de ajudar os gerentes de edifícios com limites de orçamento a evitar investimentos de capital iniciais (capex). Em contrapartida, os compradores de PoE envolvidos em grandes projectos de construção têm frequentemente um orçamento mais alargado, pelo que a Philips vende PoE numa base de produto directo, embora também o faça como um serviço.

A Philips oferece a iluminação LED em três configurações: tubos que encaixam no lugar de lâmpadas fluorescentes em instalações pré-existentes, um acessório que adiciona uma nova lâmpada a um troffer existente, e um troffer de substituição mais elegante com difusores de qualidade superior. Todos oferecem uma performance aproximadamente igual em parâmetros como níveis de iluminação, temperatura de cor e eficiência.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.