EDIFÍCIOS
Primeira Mobile Display Unit (MDU) a nível mundial lançada pela NEC

Primeira Mobile Display Unit (MDU) a nível mundial lançada pela NEC

A NEC Display Solutions Europe deu a conhecer ao público na Passenger Terminal Expo 2015 – evento que decorreu na cidade de Paris, França, entre os passados dias 10 e 12 de março – uma inovadora unidade de public display com um ecrã alto de 3,2 m que assegura o melhor acesso a todo o tipo de conteúdos. O dispositivo, que inclui uma bateria que lhe dá uma autonomia superior a 30 horas, foi descrito como o primeiro do seu género

O dito produto, designado como Mobile Display Unit (MDU), foi desenvolvido pela NEC em parceria com a Parity Aviation – uma empresa especializada no setor das baterias – e o Aeroporto de Heathrow-Londres com o intuito de permitir a apresentação de mensagens claras e concisas para os passageiros em diferentes géneros de terminais (aeroportuários, ferroviários, etc.) sobretudo durante períodos de contingência operacional.

A MDU integra um ecrã ajustável eletronicamente, e oferece um período de operação de mais de 30 horas – suportando um dia completo de trabalho se for necessário. A ligação Bluetooth a uma aplicação Android permite por seu lado que o sistema seja desbloqueado e facilmente transportado de um lado para o outro, mesmo em espaços com muito grandes dimensões como, sem qualquer prejuízo para os dados transmitidos. A eficácia do serviço de mensagens é garantida, e a informação pode ser dirigida aos passageiros onde for mais necessária. O equipamento inclui um ecrã NEC NEC P553, um computador OPS, e utiliza tecnologia Wi-Fi para receber conteúdos. Apresenta também informações como o estado da bateria ou a temperatura.

De acordo com Neil Clark, o CIO do aeroporto de Heathrow, “a MDU reúne tecnologia e inovação para acrescentar valor real ao negócio e melhorar a experiência dos passageiros – acrescentando que “pode realmente ter um impacto muito positivo no nosso serviço durante as operações normais ou de contingência, para além de que representa mais um passo dado no sentido de disponibilizar no nosso aeroporto o acesso à mais recente e inovadora tecnologia”.

O aeroporto de Heathrow desenvolveu também o seu próprio Sistema de Gestão de Conteúdos para a nova MDU. Este ajuda o novo Centro de Operações do Aeroporto de Heathrow a gerir remotamente os conteúdos exibidos no ecrã. A infraestrutura Wi-Fi de Heathrow pode ser usada para identificar aproximadamente a localização de uma MDU. Richard Harding, diretor de inovação na área das IT, sublinhou que o facto de se conhecer o status operacional e a localização de cada unidade é o que a torna única e uma verdadeira mais-valia para o negócio: “uma vez implementada, podemos utilizar uma aplicação web para selecionar uma MDU a partir de um mapa do terminal, e selecionar o conteúdo mais relevante para os passageiros.”

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.