EDIFÍCIOS
Primeiro edifício de escritórios do mundo construído por impressora 3D

Primeiro edifício de escritórios do mundo construído por impressora 3D

Localizado no Dubai, o "Office of the Future" conta sistemas de controlo de acesso e videovigilância e uma plataforma centralizada de gestão do edifício, que pretende assegurar custos de operação mais baixos e um consumo de energia reduzido.

O "Office of the Future", que se destaca pela sua superfície de 250 metros quadrados, foi construído por uma impressora 3D de seis metros de altura, 36,50 metros de comprimento e 18,30 metros de largura.

A Siemens é a empresa fornecedora de uma plataforma centralizada de gestão do edifício, que pretende assegurar custos de operação mais baixos e um consumo de energia reduzido.

"Temos muito orgulho em fazer parte deste projeto pioneiro e de estar a apoiar a estratégia de Smart City de Dubai, fornecendo tecnologia de ponta para a automação e o controlo digital e inteligente de edifícios", confessa Matthias Rebellius, CEO da divisão Building Technologies da Siemens.

Os principais componentes do "Office of the Future" foram integrados com a ajuda da plataforma de gestão de edifícios Desigo CC da Siemens. A plataforma permite o controlo e a otimização da infraestrutura técnica do edifício, dos sistemas de videovigilância, de climatização e de controlo de acesso a partir de um local central. Perfeitamente customizada, esta plataforma visualiza o estado dos diferentes sistemas em tempo real, permitindo aos operadores a monitorização e o controlo minucioso do desempenho do edifício.

O contributo da Siemens neste projeto reflete-se no sistema de controlo de acesso, baseado em dados biométricos e smart cards, e num sistema de videovigilância. A Siemens forneceu ainda a tecnologia de deteção e proteção contra incêndios, de alarme e de controlo, incluindo detetores multisensores capazes de se adaptarem a ambientes em mudança, de analisar sinais de alarme falsos e proteger contra riscos tais como a presença de monóxido de carbono.

"Integrar funções-chave num sistema inteligente de gestão de edifícios tem claros benefícios de segurança, custos e eficiência, e a Siemens é uma empresa líder capaz de combinar a gestão de todas as áreas da tecnologia de edifícios numa única plataforma integrada", adianta Rebellius, sublinhando que "o Desigo CC disponibiliza aos operadores do edifício uma visão precisa dos seus ativos, permitindo não só uma gestão mais eficiente e transparente, como flexibilidade na utilização e consumos de energia mais baixos".

A plataforma Desigo CC gere também os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado, energia, iluminação e sombreamento. Segundo a Siemens, as instalações da plataforma Desigo CC espalhadas pelo mundo todo levaram a reduções na ordem dos 20% nos custos de operação dos respetivos edifícios.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.