EDIFÍCIOS
Primeiro elevador multidimensional inaugurado em Berlim

Primeiro elevador multidimensional inaugurado em Berlim

A Thyssenkrupp apresenta o MULTI, o primeiro elevador do mundo que se desloca na horizontal e na vertical, sem uso de cabos, optimizando até 25% a utilização do espaço do edifício. Os primeiros sistemas MULTI serão instalados na nova East Side Tower, em Berlim.

A Thyssenkrupp celebra hoje a revelação de uma das mais avançadas inovações criada nos últimos 160 anos: o primeiro elevador sem cabos que se desloca tanto na horizontal como na vertical, o MULTI. Em vez de uma cabine por calha a movimentar-se para cima e para baixo, o MULTI oferece múltiplas cabines em loop, como um sistema de paternoster dentro de um edifício. Sem cabos associados, o MULTI funciona através de um sistema seguro de travagem a vários níveis, de um sistema de dados wireless e de uma gestão eficaz da energia das cabinas. O muito anunciado conceito torna-se hoje realidade, através do lançamento de uma unidade totalmente operacional, na Torre de Testes de Rottweil, criada precisamente para o efeito.

Este momento servirá igualmente para anunciar o primeiro cliente do MULTI, a promotora imobiliária líder na Europa, a OVG Real Estate. Em parceria com a thyssenkrupp, vários sistemas MULTI serão instalados na nova East Side Tower, em Berlim.

Esta inauguração contará com a presença de cerca de 200 representantes da indústria da construção, incluindo criadores de elevada performance, arquitetos e engenheiros de todo o mundo, e ainda participantes como Andreas Schierenbeck, CEO da thyssenkrupp Elevator; Coen van Oostrom, CEO da OVG Real Estate, e Antony Wood, Executive Director do Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH). 

À medida que as nossas cidades continuam a crescer e os edifícios se tornam cada vez maiores e mais altos, os arquitetos enfrentam desafios acrescidos para fazer deslocar as populações de forma confortável e rápida aos seus destinos. O MULTI oferece uma capacidade extra de até 50% na capacidade de transporte e reduz até 60% os picos de energia necessários, quando comparados com os sistemas de elevadores convencionais. Estes dois fatores representam uma melhoria significativa para os arranha-céus. Adicionalmente, uma vez que o MULTI se desloca tanto na horizontal como na vertical, e sem limites em altura, oferece inúmeras possibilidades, sem precedentes, na arquitetura e design dos edifícios.

Durante a apresentação, Andreas Schierenbeck comentou: “Acreditamos genuinamente que o MULTI é um game changer que vai transformar a forma como nos movemos, trabalhamos e vivemos no mundo que nos rodeia. Vai permitir reduzir tempos de espera para os passageiros, e ocupar menos espaço nos edifícios. O MULTI é a chave que representa efetivamente uma revolução histórica na indústria dos elevadores.”

O MULTI exige menos e mais pequenos veios que os elevadores convencionais, o que permite aumentar até 25% a área útil dos edifícios, e um acréscimo adicional de espaço arrendável. Este dado é particularmente relevante quando sabemos que, hoje em dia, um elevador ou uma escada podem ocupar até 40% do espaço de um prédio, dependendo da altura do edifício.

O MULTI exige picos de energia significativamente mais baixos, o que permite uma melhor gestão da energia necessária pelos edifícios, e consequentemente reduz os custos de investimento nas infraestruturas de fornecimento de energia.

O primeiro MULTI vai ser instalado no mais recente edifício da OVG Real Estate em Berlim. A OVG é conhecida pelos seus projetos de ponta, como o projeto The Edge, que ganhou o título de edifício de escritórios mais sustentável do mundo. Coen van Oostrom, CEO da OVG Real Estate afirma: “Estamos absolutamente encantados com esta parceria com a thyssenkrupp e por ter o primeiro MULTI instalado no nosso mais recente projeto – o East Side Tower, em Berlim. Este edifício, paredes meias com a Mercedes Benz e com a Warschauer Strasse – está preparado para ser o novo marco nos céus de Berlim. O que nos move, é a procura contínua por tecnologias de ponta, sustentabilidade e bem-estar, fatores que mantém a companhia um passo à frente de todas as outras. A tecnologia que o MULTI acrescenta ao nosso projeto, é perfeita para nós”. 

De acordo com Antony Wood, Executive Director da CTBUH: “O MULTI é provavelmente o maior desenvolvimento na indústria dos elevadores nos últimos 160 anos. Passar de uma deslocação vertical através de cabos sob tensão para um sistema que permite um movimento também na horizontal é o holy grail dos elevadores. O MULTI, mais do que qualquer outro produto criado até ao momento, tem a capacidade de transformar a indústria em larga escala, mudando a forma como os edifícios são desenhados, permitindo maiores conetividades entre edifícios.”

A viagem inaugural do MULTI tem lugar na Torre de Testes de 246 metros, em Rottweil, sede do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da thyssenkrupp, na Alemanha. Esta Torre foi construída com o futuro em mente. Aqui, a thyssenkrupp testa e certifica as inovações tecnológicas dos elevadores. Com 12 veios para testes e uma velocidade de viagem que atinge os 18 metros por segundo, esta torre oferece possibilidades ilimitadas para responder aos desafios dos edifícios e das cidades do futuro. Três dos veios são exclusivos para testar o sistema sem cabos MULTI.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.