EDIFÍCIOS
Projetor inteligente funciona com quase todas as fontes de alimentação

Projetor inteligente funciona com quase todas as fontes de alimentação

A Beam Labs – uma empresa com sede em Los Angeles (Estados Unidos) – desenvolveu um novo modelo de projetor de vídeo com pequenas dimensões que tem a peculiaridade de poder não só ser ligado a qualquer tomada elétrica convencional, mas também ser diretamente enroscado na maioria dos sistemas de fixação de lâmpadas

O referido produto – designado como Beam – permite alegadamente converter qualquer superfície lisa (paredes, tetos, tampos de mesas, etc.) num ecrã grande. Embora possa ser fixado em diferentes géneros de luminárias, encontra-se sobretudo adaptado para aqueles cuja direção pode ser ajustada, como candeeiros de mesa ou projetores direcionáveis. Uma faixa estreita da estrutura cilíndrica do equipamento é ligeiramente achatada de modo a permitir o seu uso como um projetor convencional – embora nesta situação requeira um cabo de alimentação normal. O dito dispositivo equipado com 12 luzes LED que fornecem um total de 100 lúmenes de fluxo luminoso e dois altifalantes de 2 W pode ser usado para a visualização de filmes ou de séries de televisão: a ligação em rede do mesmo, que é assegurada pelas normas Wi-fi B/G/N e Bluetooth 4.0, permite-lhe extrapolar essas funções e programá-lo para desempenhar tarefas automáticas com ajuda de aplicações de smartphone (por exemplo, ligar-se às 7H00 e apresentar as previsões meteorológicas). O facto de o Beam utilizar o sistema Android possibilita o seu acesso a uma grande variedade de apps que não estariam de outro modo acessíveis a um projetor convencional: tem 8 GB disponíveis para o armazenamento de apps e de vídeos, embora não inclua qualquer entrada de cartão SD para a reforçar essa capacidade.

A Beam Labs lançou recentemente uma campanha crowdfunding no website Kickstarter com vista ao lançamento comercial deste equipamento, tendo já conseguido angariar três vezes mais fundos que a meta inicial de 200 000 dólares. Os apoiantes da iniciativa podem assegurar uma unidade do Beam com uma doação de 399 dólares, e a empresa estima que a entrega dos produtos comece no próximo mês de outubro.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.