EDIFÍCIOS
Publicada norma internacional para áudio 3-D

Publicada norma internacional para áudio 3-D

A Audio Enginnering Society (AES) anunciou no passado dia 5 de março a publicação do seu mais recente standard – AES69-2015 – que define o enquadramento para as indústrias cada vez maiores do áudio binaural e pessoal em três dimensões. A norma em questão, da autoria do AES Standards Commitee, descreve o formato e a troca de ficheiros acústicos espaciais

O já referido AES69-2015 estabelece um formato de ficheiro com vista à troca de dados acústicos ligados ao espaço físico sob diferentes formas – as quais incluem não só as funções de transferência relacionadas com a cabeça (HRTF, acrónimo de head-related transfer functions), mas também as respostas direcionais de impulso de quarto (DRIR, directional room impulse responses). O formato foi projetado para ser escalável, de maneira a corresponder ao processo disponível de renderização, e suficientemente flexível para incluir materiais-fonte de diferentes bases de dados.

O projeto foi desenvolvido pelo Standards Working Group SC-02-08 da AES, tendo a sua redação sido levada a cabo por Matthieu Parmentier, Piotr Majdak, e Markus Noisternig. Este standard tem como base uma anterior tentativa para definir um formato espacialmente orientado para a acústica (SOFA) que visava armazenar dados HRTF de uma forma genérica e ter capacidade para suportar quaisquer informações de transferência de funções medidas com conjuntos de microfones ou de altifalantes.

Segundo o presidente do comité atrás referido, Brice Olson, o “AES69-2015 constitui um elemento fundamental de arquitetura para levar o áudio pessoal a um novo nível de desempenho” – dizendo ainda que com ele “os desenvolvedores de produtos vão conseguir tirar partido das bases de dados de transferência de funções oriundas de todo o mundo de modo a produzir uma experiência áudio em 3-D realmente imersiva”.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.