EDIFÍCIOS
Schneider Electric integra solução de gestão de ar

Schneider Electric integra solução de gestão de ar

Apresentada no âmbito do evento REBUILD 2024, a colaboração entre ambas as empresas permite que a aplicação Wiser Home faça agora a gestão eficiente dos sistemas mais procurados numa casa, os de aquecimento e arrefecimento, através de bombas de calor.

A Schneider Electric amplia a compatibilidade da sua oferta graças à parceria com a Airzone, empresa de gestão do ar em edifícios e vivendas residenciais, que tem vindo a crescer rapidamente na indústria. Apresentada no âmbito do evento REBUILD 2024, a colaboração entre ambas as empresas permite que a aplicação Wiser Home faça agora a gestão eficiente dos sistemas mais procurados numa casa, os de aquecimento e arrefecimento, através de bombas de calor.

No contexto atual de aumento dos preços da energia, reduzir o consumo mantendo o poder de compra é possível com soluções simples e que não implicam grandes investimentos, como esta.

 

O ecossistema Wiser

Neste sentido, a Schneider Electric desenvolveu o Wiser, a solução conectada que permite aos utilizadores controlar melhor o seu consumo de eletricidade, otimizando ao mesmo tempo o seu conforto. Através de uma única aplicação, a Wiser Home, os utilizadores podem controlar as principais funcionalidades da casa, como aquecimento, iluminação, carregamento de VE, tomadas inteligentes e, agora, também as bombas de calor.

O conforto dos ocupantes é maximizado graças às numerosas funcionalidades oferecidas pelo Wiser, como o controlo por divisões, os modos inteligentes, as funções de automação, a programação de horários e a criação de cenários. O sistema também permite controlar o consumo dos equipamentos e enviar alertas em caso de problemas, como o consumo excessivo, para que se possa agir em conformidade. Permite ainda aproveitar o excedente de produção de um sistema fotovoltaico para carregar outros equipamentos, como as bombas de calor ou os VE.

 

Uma parceria sinergética

A oferta Wiser está cada vez mais enriquecida, oferecendo aos utilizadores cada vez mais serviços e uma gestão completa da energia doméstica através da conectividade. Graças a esta parceria, a Schneider Electric completa o seu ecossistema para casas conectadas tornando-o compatível com os sistemas de aquecimento e aquecimento por zonas, bem como com o controlo individual de uma máquina de ar condicionado e/ou Fancoil.

Os sistemas por zonas da Airzone oferecem conforto e poupança graças a um controlo preciso da temperatura de cada divisão da casa por condutas, e também máxima eficiência através de algoritmos que otimizam a utilização de energia – como por exemplo o aproveitamento da inércia na utilização de elementos em combinação com elementos de convecção, como os fancoils ou inversores de ar. Tudo isto é possível através do sistema Flexa 4.0 e dos termóstatos Airzone, que foram integrados na aplicação Wiser Home para o controlo global da casa numa única aplicação.

O controlo individual de uma máquina de Split e/ou Fancoil também é possível com o Wiser, graças à solução Aidoo PRO da Airzone. Através de protocolos de comunicação aprovados por mais de 90% dos fabricantes, esta permite o controlo bidirecional dos splits de ar, bem como de todos os tipos de Fancoils.

Ao mesmo tempo, o Wiser melhora consideravelmente a funcionalidade e o desempenho da solução Airzone, especialmente no que toca a cenários personalizados, controlo inteligente do consumo de energia e otimização da produção.

O resultado é um sistema tudo em um: aquecimento e arrefecimento precisos, ventilação inteligente, desumidificação eficiente e controlo otimizado – e tudo numa mesma aplicação.

 

A bomba de calor, uma alternativa à caldeira tradicional

Vários fatores, como a intensificação da crise climática e energética ou a implementação da RE2020, que proíbe a instalação de caldeiras a gás em novas construções, estão a incentivar a instalação de bombas de calor. A bomba de calor extrai calor do ambiente e gera energia limpa e renovável; uma solução interessante para enfrentar os desafios ambientais.

Para além do conforto durante todo o ano, a bomba de calor também garante poupanças energéticas significativas a longo prazo. É uma verdadeira solução para o futuro – atualmente, 50% das habitações novas estão equipadas com bombas de calor, e daqui a 10 anos este número deve aumentar para 90%.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.