EDIFÍCIOS
Schneider participa em projeto de Smart Homes

Schneider participa em projeto de Smart Homes

A Schneider Electric assinou um protocolo de parceria com a startup Casas em Movimento / Arch In Motion, no âmbito do seu projeto Smart Urban Resort

A Schneider Electric assinou um protocolo de parceria com a startup Casas em Movimento / Arch In Motion, no âmbito do seu projeto Smart Urban Resort. Em representação da Schneider Electric esteve João Rodrigues, Country Manager da empresa em Portugal.

 

Este é mais um projeto que a Casas Em Movimento / Arch In Motion terá em conjunto com a Schneider Electric. Também a Casa de Matosinhos, inaugurada no dia 6 de novembro, contou com a contribuição da empresa. Trata-se de uma infraestrutura com várias soluções da Schneider Electric, entre as quais destacamos o posto de carregamento elétrico, o sistema de domótica, mas também a solução técnica que permite rodar a Casa Em Movimento e inclinar a cobertura fotovoltaica para encontrar a exposição solar que lhe garanta a melhor eficiência energética. Para fazer face a um desafio destes, a Schneider Electric baseia-se numa solução IOT suportada na arquitetura EcoStruxure, a espinha dorsal digital que liga as melhores soluções de OT (Tecnologias Operacionais) às novidades mais recentes da tecnologia de IT (Tecnologias de Informação).

 

A solução implementada pela Schneider Electric pretende garantir a melhor sustentabilidade e eficiência energética e abrange:

  • Soluções de Domótica, baseadas em tecnologia KNX, assentes na sua oferta EcoStruxure Wiser
  • Quadros modulares Pragma
  • Aparelhagem de corte e proteção Acti9
  • Carregador de veículos elétricos da gama EvLink
  • Aparelhagem de instalação Odace Styl
  • Controlador SpaceLYnk para permitir o controlo de estores e da iluminação led e acesso remoto Web.
  • Soluções de automação industrial, baseadas em Ethernet, assentes na sua oferta para máquinas, EcoStruxure™ Machine Expert, nomeadamente, consolas de diálogo da gama HMIGTO para interface com o utilizador, variadores de velocidade da gama ATV320 para controlo da inclinação da casa, servo drives e servo motores da gama LXM32 para controlo da inclinação da casa e rotação da mesma, controladores e motores de passo da gama BRS para controlo da rotação de TVs, PLC da gama TM241 para gestão e controlo dos equipamentos acima referidos, assim como para interligação dos outros dispositivos instalados na infraestrutura, controlo de acesso, sistema de intrusão, sistemas de colisão da casa, painéis solares, sistema de vigilância, ar condicionado, inversor solar.
  • Manutenção da infraestrutura (corretiva, preventiva e preditiva), de forma reduzir custos e antecipar as necessidades de intervenção em peças e equipamentos.

 

Anunciado no evento de inauguração da Casa Em Movimento de Matosinhos, o Smart Urban Resort é o mais recente projeto da startup nacional, o qual será concretizado através de um conjunto de parcerias estratégias, entre as quais se destaca a Schneider Electric, tendo como objetivo iniciar a concretização deste projeto no primeiro trimestre de 2018. Assim, o roadmap deste projeto consiste na assinatura dos Memorandos de Entendimento com todos os parceiros estratégicos envolvidos, na criação de nova empresa dedicada ao SUR (Smart Urban Resort), contratualização com municípios (ou outras entidades) dos espaços para implementação das Estruturas Inteligentes do SUR, construção do SUR e início de operações.

De acordo com as palavras de João Rodrigues, Country Manager da Schneider Electric em Portugal “é com enorme satisfação que a Schneider Electric se associa a este projeto inovador”. O responsável máximo da empresa no nosso país aproveitou a ocasião “para agradecer ao Arq. Manuel Lopes pelo desafio que nos foi lançado em 2014”.

Para João Rodrigues, “a sustentabilidade faz parte do ADN da Schneider Electric, seja pelas soluções que oferecemos aos nossos clientes, seja pela nossa própria atuação enquanto empresa, já reconhecida por diversos prémios, entre os quais o prémio de líder no setor pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Todos nós, enquanto utilizadores de tecnologia, temos requisitos cada vez mais exigentes no que diz respeito ao estilo que pretendemos ver refletido na nossa casa, mas também exigimos cada vez mais conforto e segurança e, já agora, mobilidade. Foi nestes eixos que a Schneider Electric contribuiu para este projeto e estamos convictos que é e continuará a ser um projeto de referência, não só nacional, mas além-fronteiras”.

 Já o Arquiteto Manuel Vieira Lopes, autor do projeto, considera que esta parceria “é uma excelente oportunidade, que a startup agarrou com toda a força. Os conhecimentos técnicos da equipa que nos tem acompanhado neste trabalho, a sua disponibilidade para nos apoiar em todos os aspetos, a sua presença e apoio na inauguração da Casa de Matosinhos no dia 6, é algo que temos que agradecer publicamente. Acima de tudo, saliento a facilidade com que a equipa Schneider Electric identificou as nossas necessidades, e como as soube explicar e aplicar no terreno. É algo que nos deixou deveras tranquilos, por sabermos que estávamos a lidar com especialistas experientes”.

A Casas Em Movimento / Arch In Motion é uma startup portuguesa com tecnologia também nacional e patenteada em 77 países, incluindo os Estados Unidos da América. Esta tecnologia permite a construção de edifícios com dois movimentos de rotação combinados – movimento de rotação do próprio edifício e movimento de rotação da sua pala, revestida a painéis fotovoltaicos. As soluções da Casas em Movimento / Arch In Motion são autossustentáveis, dando resposta às necessidades do quotidiano através de espaços desenhados pelo Sol e que dele se alimentam.

 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.