EDIFÍCIOS
Siemens oferece gestão integrada de edifícios com nova plataforma

Siemens oferece gestão integrada de edifícios com nova plataforma

A multinacional Siemens AG começou recentemente a disponibilizar uma plataforma de gestão de edifícios, a Desigo CC, que diz ser uma solução 100% preparada para o mercado com numerosas vantagens – entre as quais uma maior segurança, custos inferiores, melhor desempenho e conforto, e uma valorização da imagem da instituição

De acordo com a companhia alemã a Desigo CC não é a expansão ou a melhoria de uma plataforma pré-existente, tendo sido pensada de raiz para integrar e controlar centralmente várias ou todas as valências do edifício (aquecimento, ventilação, ar condicionado, luzes, persianas, automação de divisões, gestão de energia, segurança contra incêndios, deteção de intrusões e videovigilância, etc.). Descrita como a primeira plataforma do seu género no mercado, a Desigo CC tem capacidade para integrar os diferentes tipos de sistemas em pé de igualdade: apresenta o estado daqueles em tempo real, e permite que os operadores os controlem – mesmo à distância. Tal abordagem cria sinergias e reduz custos não só em termos de instalação, mas também da formação dos colaboradores. A referida plataforma, sendo tipo aberto, suporta também vários protocolos standard como o BACnet, o ONVIF, DALI, ou o KNX.

Os criadores desta solução prestaram uma especial atenção à estruturação clara da mesma: a sua intuitiva interface de utilizador apresenta não só uma visualização global hierárquica mas também um destaque de áreas com maior dificuldade de contextualização através de dados-chave, de informações complementares, e ainda do acesso direto a todas as funções relevantes. Um avançado guia de navegação acompanha os utilizadores passo a passo ao longo de todas as tarefas a serem executadas, e a interface pode ser configurada de modo a restringir as informações e funções de acesso às pessoas competentes.

A Desigo CC é suficientemente flexível para o desempenho tanto das tarefas mais simples como das mais complexas arquiteturas em rede end-to-end, e é ideal – graças à sua grande escalabilidade – para edifícios comerciais de médias e de grandes dimensões, complexos dispersos por vários pavilhões, e infraestruturas tipo campus.

Os principais benefícios da plataforma são:


  • A segurança – o Desigo CC deteta anomalias nos sistemas do edifício e responde de forma proactiva e transparente. Na eventualidade de um incêndio a situação pode ser confirmada com recurso a câmaras de vídeo. Os sistemas de ventilação podem gerar sobrepressão nas áreas livres de fumos de maneira a evitar que este se espalhe. As persianas são levantadas para facilitar o acesso a divisões em perigo. O controlo de rotas de fuga é ativado. Graças ao controlo integrado das várias valências, a plataforma reduz ainda consideravelmente o risco de incêndios e os consequentes danos humanos e materiais.
  • O corte de custos – as instalações de referência iniciais indicam a que a gestão integrada de edifícios reduz os seus custos operacionais em até 20%. É do conhecimento geral que o consumo de energia constitui a maior parte dos custos operacionais, de tal forma que a soluções dá aos administradores do edifício a capacidade para analisar cuidadosamente o consumo, produção, e fornecimento daquela.
  • O desempenho e o conforto – a adequada proteção das diferentes infraestruturas contribui para uma operação ininterrupta das mesmas, um bom ambiente de trabalho, e um aumento da produtividade.
  • A imagem – o elevado desempenho do edifício tem um impacto direto não só no sucesso de uma instituição mas também na perceção desta por parte dos funcionários, de clientes, e do público em geral.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.