EDIFÍCIOS
Siemens por uma Lisboa mais acessível

Siemens por uma Lisboa mais acessível

Novas botoneiras desenvolvidas pela companhia permitem uma circulação mais segura e acessível a piões com deficiência ou motricidade limitada em já três cruzamentos na Grande Lisboa.

A Siemens Portugal instalou botoneiras especiais em semáforos de três cruzamentos de Lisboa. Com estes equipamentos, os semáforos podem ser utilizados por qualquer pessoa, incluindo cidadãos com deficiência física ou visual, ou até os milhares de turistas que todos os dias circulam por Lisboa e não conhecem a cidade.

Alguém que tenha problemas de articulações ou coordenação motora, por exemplo, pode usar estes equipamentos porque têm uma superfície ampla, através da qual se faz a ativação da botoneira.

Se o transeunte for cego também terá a vida facilitada: em cada fase do semáforo é emitido um som, quer esteja verde ou vermelho. Estes semáforos têm ainda um botão vibratório que indica a direção de atravessamento em relevo e o layout da via a atravessar na parte lateral, informação que contribui para que as várias ruas sejam atravessadas em maior segurança.

A botoneira tem ainda cores de alto contraste e um sinal luminoso de reconhecimento do pedido feito pelo transeunte, o que facilita a visualização por pessoas com problemas de visão, como por exemplo cidadãos mais idosos.

A pensar também nos turistas, e naqueles que não residem em Lisboa ou que possam por qualquer outro motivo ter dificuldade em navegar a cidade, ao ativar a botoneira a mesma informa qual o nome da rua que a pessoa vai atravessar.

Os semáforos de ruas como a Alexandre Herculano, a Rua Castilho, a Rua Mouzinho da Silveira ou a Rua Rodrigo da Fonseca têm já estas novas botoneiras instaladas, constituindo um protótipo agora em fase de avaliação pelos técnicos do município e pela população.

A Siemens Portugal é responsável pela manutenção da infraestrutura semafórica da cidade de Lisboa. Esta infraestrutura está, em parte, integrada no sistema Sitraffic smartGuard da Siemens, que funciona na cloud e está já a ligar mais de 5 mil instalações de semáforos, 12 mil detetores, 250 parques de estacionamento e 50 autocarros em 18 países.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.