EDIFÍCIOS
Sustentabilidade em foco na feira de construção Tektónica

Sustentabilidade em foco na feira de construção Tektónica

A Tektónica – Feira Internacional da Construção, que se realiza de 6 a 9 de outubro na FIL, organiza e apresenta um programa extenso, distinto e de referência para o sector com foco nos temas que marcam a atualidade no setor: Competitividade, Sustentabilidade e Resiliência na construção

A Tektónica – Feira Internacional da Construção, que se realiza de 6 a 9 de outubro na FIL, organiza e apresenta um programa extenso, distinto e de referência para o sector começando por apresentar uma novidade, a organização de um ciclo de conferências com foco nos temas que marcam a atualidade no setor: Competitividade, Sustentabilidade e Resiliência na Construção. A conferência conta com a Orientação Científica e Técnica do Ceris – Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade, do Instituto Superior Técnico.

Organizado em três dias e três temáticas, o Ciclo de Conferências Tektónica, conta nos seus painéis, com a participação das seguintes entidades:

 

Dia 6 de outubro, Construção e Economia Circular

  • Ceris/IST (Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability)
  • Sistema LiderA do IST
  • Cluster Habitat Sustentável
  • Associação Smart Waste Portugal
  • Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
  • APCMC (Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção)
  • AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas)
  •  

Dia 7 de outubro, Produtos Eficientes e contributo para a Funcionalidade e Sustentabilidade

  • IRHU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana)
  • Anfaje (Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes)
  • Grupo Preceram
  • Amorim Isolamentos
  • Metalusa e Modiko (Grupo Patrilar)
  • IST (Instituto Superior Técnico)
  • Jornal Construir

 

Dia 8 de outubro, na Digitalização, Qualidade e Competitividade na Construção

  • AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal)
  • ISEG (Lisbon School of Economics and Management)
  • ADENE (Agência para a Energia)
  • Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção
  • César Freitas Arquitectos
  • Ordem dos Engenheiros
  • Ordem dos Arquitectos

 

Os oradores, moderadores e restantes intervenientes podem ser conhecidos em detalhe no Programa disponível em https://tektonica.fil.pt/ciclo-de-conferencias/.

As inscrições já se encontram abertas em: https://tektonica.fil.pt/ciclo-de-conferencias/.

 

Forum L’habitat Portugal-Senegal

No dia 07 de outubro e em colaboração com a Fundação AIP, FIL e TEKTÓNICA ocorre a 1a Edição do “Forum de l’Habitat Portugal - Senegal”, no qual está confirmada a participação dos Ministérios do Urbanismo e Negócios Estrangeiros do Senegal, as instituições patronais e um conjunto importante de empresas e entidades que procuram em Portugal promover o Programa nacional senegalês denominado “100.000 Logements”, que será apresentado formalmente pelas autoridades do Senegal através da agência de promoção senegalesa APIX.

É considerado pelas entidades oficiais de ambos os países, um acontecimento “chave” para o sector da Construção e Infraestruturas e assume-se como um marco incontornável nas relações bilaterais, designadamente no segmento da Construção e Imobiliário e das Energias Verdes.

O “Forum de l’Habitat Portugal Senegal” resulta da iniciativa conjunta da Embaixada do Senegal em Portugal, da Fundação AIP através da Tektónica e da CCIPS|AO - Câmara de Comércio e Indústria Portugal – Senegal e África Oeste em Dakar, a qual é institucionalmente apoiada pela AICEP Portugal.

Na Tektónica participará igualmente uma delegação senegalesa, que se prevê a maior desde a visita presidencial do Senegal a Portugal em 2015, composta por um conjunto de empresas e instituições representativas do sector da construção, imobiliário e sector bancário, com um plano previamente agendado de encontros comerciais bilaterais, com vista à promoção de negócio, gerando novas oportunidades para as empresas participantes e para todos aqueles que se interessem pela internacionalização e amplificação dos seus negócios e atividades no eixo Europa e região da África Oeste, em particular entre os mercados de Portugal e Senegal.

 

Prémios Tektónica 2021 – Feira distingue os melhores produtos e serviços do setor

A Inovação sempre foi um dos pilares em destaque Tektónica, que a cada edição, distingue e premeia os produtos mais inovadores e sustentáveis do mercado da construção. Nesta que é já a sua 23aedição, são candidatos ao Prémio Inovação Tektónica, 19 produtos e serviços de empresas e sectores distintos. A avaliação e atribuição de 1o Prémio e 3 Menções Honrosas é da responsabilidade de um Júri constituído por especialistas de reconhecido mérito e capacidade técnica e os produtos candidatos são avaliados com base nos seus aspetos técnicos, funcionais, estéticos e sociais.

O prémio Inovação é uma iniciativa fortemente reconhecida pelas empresas participantes, visitantes e compradores profissionais e imprensa técnica, demonstrando o potencial inovador das empresas portuguesas que contribuem para o desenvolvimento do tecido empresarial nacional. 

 

Tektónica Hub

É mais uma novidade da Tektónica e o HUB tem como objetivo juntar todas as atividades que ocorrem durante a feira e realizá-las num espaço próprio e inteiramente preparado para o efeito. No Tektónica HUB vão decorrer as Academias Tektónica, onde serão realizadas apresentações por parte das empresas participantes, nomeadamente comerciais, de lançamento de novos produtos ou novidades. É também o espaço para a realização de palestras temáticas e realização de Wokshops técnico- profissionais.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.