EDIFÍCIOS
Torres de Lisboa recebem certificado de sustentibiilidade

Torres de Lisboa recebem certificado de sustentibiilidade

O certificado BREEAM in-Use, o qual atesta o nível de desempenho dos edifícios em termos da sua sustentabilidade em operação, é resultado de uma série de medidas identificadas com o apoio da Átomo Capital Partners, player de relevo no setor da energia renovável e sustentabilidade.

As Torres G e E, localizadas no Centro Empresarial Torres de Lisboa e geridas pela SOUTH, obtiveram recentemente a certificação BREEAM International In-Use: Commercial Version 6, concedida pela prestigiada instituição britânica Building Research Establishment (BRE). O certificado BREEAM in-Use, o qual atesta o nível de desempenho dos edifícios em termos da sua sustentabilidade em operação, é resultado de uma série de medidas identificadas com o apoio da Átomo Capital Partners, player de relevo no setor da energia renovável e sustentabilidade.

O compromisso do proprietário representado pela SOUTH com as boas práticas de desempenho operacional das Torres G e E está refletido nas diversas melhorias implementadas nesses ativos, valorizadas no âmbito da certificação BREEAM. Entre essas medidas salienta-se a otimização da eficiência hídrica dos equipamentos instalados, a modernização das unidades de tratamento de ar, a substituição das caldeiras de aquecimento e a conversão integral da iluminação para tecnologia LED.  O nível de desempenho BREEAM VERY GOOD é muito meritório, especialmente considerando a idade e o uso intensivo dos ativos. A certificação obtida posiciona as Torres G e E na linha da frente dos espaços de escritórios da capital, tornando-os elegíveis para albergar empresas com requisitos elevados de sustentabilidade corporativa. “A SOUTHCAP com a assessoria e acompanhamento da Átomo Capital Partners obteve para os seus ativos do complexo Torres de Lisboa – Torre G e E a classificação de very good da certificação BREEAM In -Use International Commercial. O BREEAM vai permitir à Southcap valorizar a sua carteira de ativos e torná-los mais competitivos de acordo com as melhores práticas de construção e operação de edifício sustentáveis. Esta parceria entre a Átomo e South resulta num modelo nesta área em constante evolução e traduz a preocupação crescente da South em assegurar uma gestão sustentável com a criação de ambientes mais saudáveis,” comenta a SOUTHCAP no que diz respeito a esta parceria.

“A Átomo apoia os clientes na obtenção das certificações de sustentabilidade mais reconhecidas no mercado. Temos internamente uma equipa técnica com a capacidade de aplicar qualquer referencial de certificação tanto em fase de projeto e construção como em fase de operação” explica Miguel Subtil, Managing Director da Átomo Capital Partners. “A nossa equipa conta com técnicos acreditados para certificar qualquer variante dos frameworks LEED /BREEAM e WELL, o que nos permite aconselhar e sugerir aos nossos clientes as estratégias de certificação a adotar que melhor se coadunam com os seus interesses. O nosso acompanhamento é individual e altamente personalizado, de forma a concretizarmos a melhor resposta possível para cada caso concreto”.

 

As certificações de sustentabilidade desempenham um papel importante no setor imobiliário ao minimizar o impacto ambiental. Apesar da certificação energética de edifícios fornecer informações importantes sobre a eficiência energética e certos benefícios financeiros que podem advir, estas certidões vão além disso, ao abordarem aspetos cruciais como a saúde dos ocupantes, poluição, transporte, eficiência hídrica e gestão de resíduos. As certificações sustentáveis são voluntárias e não substituem a certificação energética.

“Pela urgência de mudança e preocupação ambiental crescente, faz todo o sentido aplicar referenciais de sustentabilidade, que promovam uma gestão e operação mais eficiente dos ativos, trazendo igualmente benefícios para os proprietários ao favorecerem a sua performance a nível de eficiência e redução de custos operacionais” afirma Miguel Subtil.

A Átomo Capital Partners, que recentemente subscreveu a Carta de Princípios do BCSD Portugal, reconhece a urgência da descarbonização, procurando com os seus serviços na área de Real Estate Sustainability contribuir para a redução das emissões de carbono e fomentar boas práticas na concepção, construção e operação de activos, identificando aspetos de melhoria que permitam que se tornem mais eficientes e, por consequência, mais sustentáveis.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.