ENERGIAS
Maior turbina eólica do mundo construída na Holanda

Maior turbina eólica do mundo construída na Holanda

Com pás de 107 metros e a capacidade de fornecer energia a 16 mil residências, o protótipo Haliade-X está atualmente a ser testado no porto de Roterdão, sendo a sua entrada no mercado prevista para 2021

A maior turbina eólica do mundo, Haliade-X, está a ser testada em Maasvlakte, no porto de Roterdão, fruto de uma parceria entre a GE Renewable Energy, a Sif e a Pondera Consult.

Com 260 metros de altura, pás de 107 metros e 12 megawatts de capacidade – suficiente para fornecer eletricidade a cerca de 16 mil residências na região – a Haliade-X é a turbina eólica mais poderosa do mundo. 

A Sif Netherlands está a construir as fundações para parques eólicos offshore numa área de 62 hectares em Pieter van Vollenhovenweg, que é também, agora, o local de teste para a Haliade-X.

"Esta turbina eólica destina-se a ser instalada no mar. Maasvlakte está localizada a alguma distância dos distritos residenciais, fica perto do mar, tem condições de vento comparáveis ao mar e é facilmente acessível. Adicionalmente, a GE pode facilmente vender a eletricidade gerada. Isto faz com que seja o local de teste ideal", relata Nathalie Bourges, da GE Renewable Energy.

A turbina será testada extensivamente ao longo de cinco anos para permitir uma avaliação do seu desempenho e procedimentos operacionais. Para este propósito, a Sif e a Pondera (agência de consultoria em energia sustentável) estabeleceram o projeto ’Future Wind'.

A chegada do Haliade-X a Maasvlakte enquadra-se no objetivo de Roterdão de se tornar líder em energia sustentável. A Autoridade Portuária está a encorajar iniciativas que conduzam a “um porto inteligente e limpo”, fomentando parcerias como foi o caso da Sif e da GE.

"O primeiro contacto foi feito através da Autoridade Portuária, que nos contou os planos da GE e nos pôs em contacto”, explica Diederik de Bruin, da Sif. "Estamos a usar uma grande proporção da energia eólica gerada para fornecer eletricidade às instalações dos nossos produtos em Roermond e Roterdão. Também apoiamos a GE quando necessário ao disponibilizar as instalações”.

O objetivo final da fase de teste é a certificação da turbina eólica para que possa ser produzida em massa. As primeiras destas turbinas devem entrar no mercado até à segunda metade de 2021.

A GE Renewable Energy assinou um contrato para cinco anos de testes e quinze anos de serviço e manutenção

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.