ENERGIAS
Tecnologia Minsait aumenta rendimento de 130 parques eólicos

Tecnologia Minsait aumenta rendimento de 130 parques eólicos

A Onesait Platform, solução de IoT e Big Data da Minsait, poderá ajudar a optimizar a produção de mais de 130 parques eólicos em 9 países europeus que totalizam uma capacidade instalada de 2.170MW

O uso da Onesait Platform – incorporada pela Axpo – permitirá a maior visibilidade dos dados dos parques eólicos, melhoria das previsões da geração de energia, apoio mais eficaz à operação e manutenção das instalações e um maior suporte à tomada de decisão para melhorar o rendimento das turbinas.

“Através desta ferramenta, serão monitorizadas até 200 medições a cada dez minutos provenientes de mais de 1.500 turbinas, o que totaliza uma média de 20 milhões de medições diárias, sem contar com a informação de previsão meteorológica de fontes externas”, explica Carlos Tapia, Partner da Minsait.

Esta solução permite ter uma maior precisão e rapidez na análise e previsão da produção de energia, maximizando a rentabilidade e evitando penalizações por défices de produção. Para tal, dispõe de um dashboard de visualização geolocalizada em tempo real dos diferentes parques eólicos, que integra os KPI extraídos dos sistemas de controlo e informação de fontes externas como previsões meteorológicas.

Adicionalmente, a solução facilita a tomada de decisões relativas à operação quotidiana dos parques eólicos, visto a monitorização das diferentes variáveis ter especial relevância para conhecer o comportamento normal das turbinas mediante diferentes condições de vento, e a sua análise permite melhorar os rendimento da operação. Para além disto, a monitorização em tempo real de variáveis de elementos mecânicos permite a optimização da manutenção. 

Esta solução é constituída por dois módulos: um técnico, orientado para a operação e manutenção, e um de mercado, orientado para gestores financeiros. Através do módulo técnico, os utilizadores podem controlar a evolução da produção, optimizar o rendimento e analisar as situações de falha; através do módulo de mercado, os clientes podem fazer o seguimento das receitas geradas pela produção de energia, monitorar os défices de produção e respetivo impacto, e consultar previsões de produção futura. Os módulos estão estruturados em camadas de agregação de dados, o que permite a análise da evolução dos parques desde a perspetiva geral até à mais detalhada, tanto em tempo real como de dados históricos. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.