ENERGIAS
Serão as energias renováveis a solução para os problemas ambientais?

Opinião

Serão as energias renováveis a solução para os problemas ambientais?

Atualmente, as tecnologias de energia renovável representam quase 26% da eletricidade total do mundo e, de acordo com a Agência Internacional de Energia, espera-se que aumente para 30% até 2024.

Podem as energias renováveis impulsionar o futuro? A resposta a esta questão é simples. Podem, sem dúvida. Atualmente, as tecnologias de energia renovável representam quase 26% da eletricidade total do mundo e, de acordo com a Agência Internacional de Energia, espera-se que aumente para 30% até 2024. 

De acordo com vários especialistas, será possível alcançar um sistema de energia totalmente sustentável globalmente nos próximos 30 anos. Contudo, o difícil será encorajar os países a mudarem os seus hábitos, por mais que reconheçam que a energia renovável é importante para o futuro. 

Desta forma, várias são as razões que o indicam, sobretudo, quando se trata de analisar os efeitos prejudiciais que os combustíveis fósseis têm em nosso planeta, desde a poluição do ar e da água, à perda de habitat e vida selvagem, até às emissões de gases de efeito estufa, que, consequentemente, irão contribuir para o aquecimento global, entre outros. 

Neste sentido, é essencial que os líderes mundiais olhem para os problemas e procurem soluções que, apenas as energias renováveis irão conseguir solucionar, nomeadamente: 

Poluição do ar: A energia renovável pode ajudar a melhorar a saúde das pessoas globalmente, ao reduzir a poluição do ar. Desde sempre que este é um dos grandes problemas ambientais, especialmente em áreas urbanas e comunidades em desenvolvimento, e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 7 milhões de pessoas morrem, prematuramente, a cada ano por respirar ar poluído.

  • Inundações e secas: A utilização de energia renovável pode também ajudar a reduzir o risco de inundações e secas em todo o mundo. Por exemplo, enormes quantidades de água são necessárias para o funcionamento das centrais de energia que queimam combustíveis fósseis, o que pode levar a secas em muitos países com pouca precipitação. Por outro lado, estas alterações climáticas, causadas pela queima de combustíveis fósseis, provocam, em contrapartida, um aumento da precipitação em outros países, levando a inundações graves.
  • Impulsiona as economias locais: A expansão das tecnologias de energia renovável também ajuda a criar empregos e financiamento às economias locais - cada vez mais são os empregos que estão a ser criados neste setor. 
  • Reduz custos a longo prazo: As fontes de energia verde são também oportunidades de investimento mais atrativas do que os combustíveis fósseis. Dado que, com o aumento da popularidade das fontes de energia renováveis, tais como a energia solar e eólica, o investimento é de baixo risco, mesmo com elevados custos iniciais de instalação, porque depois podem produzir energia, sem custos, durante décadas.

Perante este contexto, um futuro alimentado por recursos renováveis conduzirá a um ambiente mais sustentável a nível global, bem como beneficiará muitas economias locais de uma forma que os combustíveis fósseis não conseguirão. Mas, qual a fonte de energia renovável que devemos apostar no futuro? 

Juntamente com a energia hídrica, as energias solares e eólicas são consideradas as melhores fontes de energia renovável para alimentar o mundo no futuro. Para além de serem recursos renováveis mais limpos e adequados, quer para áreas residenciais, industriais quer para a rede nacional, podem fornecer infinitas quantidades de energia limpa, como também podem ajudar a contribuir de forma positiva para as economias locais. 

Contudo, ainda não podemos afirmar que o mundo, um dia, funcionará com energia 100% verde. Mas, é possível. Só teremos de contornar os desafios que daí advenham. Sabemos que não serão simples, mas, primeiro, cada país terá de atravessar o seu próprio período de transição, o que alguns acharão relativamente fácil, outros considerarão mais difíceis, sobretudo, os que ainda estiverem fortemente dependentes dos combustíveis fósseis. Mas, independentemente do grau de dificuldade, o importante é que este caminho comece a ser traçado. 

Enquanto não conseguimos prever o futuro e assegurar que um dia o mundo funcionará totalmente a energia verde, podemos, entretanto, contribuir individualmente para uma amanhã melhor, trocando a eletricidade da nossa casa por energia limpa. Juntos conseguiremos contribuir para algo muito maior. Vamos a isso?

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.